Morre, aos 77 anos, o diretor Michael Cimino

O cineasta americano Michael Cimino, de O Franco Atirador (Oscar de Melhor Diretor e Melhor Filme em 1978), morreu, aos 77 anos.

Postado em: 05-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre, aos 77 anos, o diretor Michael Cimino

O cineasta americano Michael Cimino, de O Franco Atirador (Oscar de Melhor Diretor e Melhor Filme em 1978), morreu, aos 77 anos. O anúncio foi feito por Thierry Fremaux, diretor do Festival de Cannes, pelo Twitter, sem mais detalhes: “Cimino morreu em paz, cercado de pessoas próximas e das duas mulheres que o amavam. Nós o amamos também”. As duas mulheres que aparecem na foto de sua postagem são Joann Carelli, mulher do diretor desde os anos 1970, e a filha dela com o compositor David Mansfield, a atriz Calantha Mansfield.

O Franco Atirador – que tinha Robert De Niro e Meryl Streep no elenco – foi o segundo filme de Cimino, que começou a carreira em 1974, com O Último Golpe. Sua produção seguinte, O Portal do Paraíso, acabou entrando para a história por seus estouros no orçamento e atrasos. Antes de sua estreia como diretor, ele havia roteirizado o segundo longa metragem da série Dirty Harry, estrelada por Clint Eastwood. 

Cimino tinha predileção por filmar em locações reais, em vez de em estúdio, defendendo que isso melhorava a textura do filme e mesmo a atuação dos atores. Em O Último Golpe, a técnica se mostrou eficiente. Já O Portal do Paraíso, filmado principalmente em estúdio, não teve a mesma recepção dos antecessores – também por sua longa duração, de 219 minutos. Uma versão mais curta foi lançada, anos depois, mas não tirou o filme do fracasso comercial. Em 2012, ele foi exibido, com o corte original, no Festival de Veneza.

Continua após a publicidade

Se há controvérsias sobre O Portal do Paraíso, O Franco Atirador é saudado como clássico. Em entrevista, anos depois, Cimino lembraria o impacto da estreia do drama psicológico sobre a Guerra do Vietnã: “O banheiro feminino do cinema estava cheio de mulheres chorando. Alguns veteranos literalmente se arrastaram até o corredor saindo de seus assentos. Foi uma reação surpreendente”. Cimino fez outros quatro filmes: O Ano do Dragão (1985), O Siciliano (1987), Horas do Desespero (1990) e Na Trilha do Sol (1996). Nenhum deles teve grande repercussão. Até o fechamento desta edição, não havia informação sobre a causa de sua morte nem o lugar. 

 

Veja Também