Turnê da Filarmônica começa hoje em Goiânia

A regência é de Neil Thomson, e o solista é o renomado carioca Jean-Louis Steuerman

Postado em: 06-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Turnê da Filarmônica começa hoje em Goiânia
A regência é de Neil Thomson, e o solista é o renomado carioca Jean-Louis Steuerman

Da redação 

A  Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) realiza sua terceira turnê pelo País. Na programação, o Concerto para Piano e Orquestra nº1, de Sergei  Rachmaninov, e Retirada da Laguna, de César Guerra-Peixe. A regência é do maestro titular Neil Thomson, e o convidado solista é Jean-Louis Steuerman. A primeira cidade a receber o concerto é Goiânia, nesta quarta-feira (6), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), às 20h30, com apresentação gratuita. 

Na sexta-feira (8), a Filarmônica se apresenta no 47º Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), no Auditório Cláudio Santoro – os ingressos custam R$50. No sábado (9), é a vez de a capital paulista receber a OFG, na Sala São Paulo, às 16h30 – ingressos a R$ 22. No domingo (10), o concerto seria no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mas, devido à greve instalada na cidade, a apresentação está temporariamente suspensa. Os ingressos para Campos do Jordão e São Paulo podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br.

Continua após a publicidade

Durante a turnê, serão distribuídos, gratuitamente, CDs contendo a obra Retirada da Laguna, composição que faz parte do primeiro álbum da orquestra, lançado na noite de segunda-feira (4) em Goiânia. 

Jean Louis Steuerman

Jean-Louis Steuerman nasceu no Rio de Janeiro e começou a estudar piano aos 4 anos de idade. Estreou com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), aos 14, e, em 1967, foi estudar na Itália após ter ganho uma bolsa de estudos do Conservatório de Nápoles. Ganhou reconhecimento como solista e recitalista na Europa depois de conquistar o segundo lugar no Concurso Johann Sebastian Bach.

Como solista, tocou com as sinfônicas de Londres, Milão, Baltimore, Indianapolis, Berlim, Basiléia, Royal Philharmonic, Royal Liverpool Philharmonic, Filarmônica de Helsinque, English Chamber, Hallé, Cidade de Birmingham, Bournemouth Sinfonietta, Tonhalle, Nouvel Orchestre Philharmonique e Gewandhaus –  sob as regências de Claudio Abbado, Sir Yehudi Menuhin, Kurt Masur, Vladimir Ashkenazy e Heinz Holliger.

Steuerman apresenta-se na Europa, nos Estados Unidos, no Japão e na América do Sul. Por ser excelente camerista, tem tocado com os mais refinados músicos da atualidade. 

O programa

Rachmaninov compôs o Concerto para Piano e Orquestra nº 1 , aos 18 anos de idade, enquanto ainda era aluno do Conservatório de Moscou, na Rússia. A estreia do primeiro movimento foi em 17 de março de 1892, com ele próprio ao piano, sob regência do diretor Vasily Safonov e orquestra. A Retirada da Laguna foi criada a partir das narrativas bélicas do militar francês Visconde de Taunay. Composta em 1971, foi gravada oito anos depois, pela Orquestra Sinfônica Nacional, sob a batuta do próprio Guerra-Peixe. 

Veja Também