Filarmônica interpreta obras de Shostakovich e Mahler no concerto de hoje

O violinista Luíz Filip, da Filarmônica de Berlim, e a soprano Marília Álvares, doutora em Artes Musicais, são os convidados

Postado em: 08-12-2016 às 14h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Filarmônica interpreta obras de Shostakovich e Mahler no concerto de hoje
O violinista Luíz Filip, da Filarmônica de Berlim, e a soprano Marília Álvares, doutora em Artes Musicais, são os convidados

Dois concertos encerram neste mês de dezembro a Temporada 2016 da Orquestra Filarmônica de Goiás(OFG) que, durante o ano, realizou 27 espetáculos. A primeira apresentação do mês será pela série Concertos Especiais, nesta quinta-feira (8), tendo como convidado especial o violinista Luíz Filip e a participação da soprano Marília Álvares, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, às 20h30. O segundo concerto será no dia 18, domingo, também com convidados especiais.

Sob regência do maestro Marshal Gaioso, o concerto de hoje traz na programação obras de D. Shostakovich, em Concerto para Violino nº 1, Op. 77 e de  Mahler, com Sinfonia nº 1, Titâ. O convidado Luiz Filipe Coelho é natural de São Paulo (SP). Desde 2001 radicado na Europa, integra hoje a Filarmônica de Berlim e, de tanto os colegas o chamarem de ‘Fílip’, adotou a forma.

Concerto de encerramento

Continua após a publicidade

O consagrado cantor e violonista da música popular brasileira Moraes Moreira é uma das atrações do concerto de encerramento da Temporada 2016 no dia 18 de dezembro no CCON. A apresentação, com início às 11h, contará também com a soprano goiana Ângela Barra e o barítono Ângelo Dias. A regência também será de MarshalGaioso. O Telefone, ópera cômica em um ato de Gian Carlo Menotti, italiano que começou a escrever libretos aos 7 anos de idade, abrirá o espetáculo. Brasil Pandeiro, Coisa Acesa; Ditos Eruditos; Pombo Correio; Festa no Interior; Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira; Manias do Brasil; Preta Pretinha eVassourinha farão parte do repertório.

Balanço

Durante 2016, os músicos da OFG ganharam, em várias ocasiões, a companhia de renomados artistas convidados que já haviam participado de temporadas anteriores e também de outros grandes nomes do cenário mundial da música de concerto que se apresentaram pela primeira vez com a orquestra. Foi também em 2016 que a Filarmônica realizou sua 3ª Turnê Nacional e a 4ª Turnê Estadual. Apresentou-se em importantes salas de concerto do Brasil levando a boa música a diversas cidades do interior do Estado. “Esta foi, de longe, a temporada mais ambiciosa e diversificada que apresentamos nesses últimos anos”, garante Neil Thomson, regente titular e diretor artístico. (Da Redação com Goiás Agora)

 

Veja Também