Cia Teatral Oops! leva teatro gratuito a parques de Goiânia

Projeto ‘Domingo no Parque’ apresenta peças consagradas da trupe goiana em três semanas consecutivas

Postado em: 21-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cia Teatral Oops! leva teatro gratuito a parques de Goiânia
Projeto ‘Domingo no Parque’ apresenta peças consagradas da trupe goiana em três semanas consecutivas

JÚNIOR BUENO

ACia. Teatral Oops!… realiza, nos meses de janeiro e fevereiro, o projeto cultural Domingo no Parque, que tem o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia. O projeto tem como objetivo a ocupação artística dos principais parques de Goiânia, criando uma programação teatral gratuita, aos domingos, em espaços de convivência coletiva da cidade, permitindo acessibilidade cultural para diversas camadas da sociedade.

Serão realizadas três apresentações gratuitas das peças Desamor, Mateus e Mateusa e Arruda com Alecrim, nos três principais parques de Goiânia. Neste domingo (22), às 10h, vai ser realizada a apresentação do premiado espetáculo Desamor, no Parque Areião. No outro domingo (29), é a vez da comédia Mateus e Mateusa roubar a cena, no Parque Flamboyant, às 17h. E, finalizando o projeto, no primeiro domingo de fevereiro haverá a apresentação da peça Arruda com Alecrim, às 10h, no Bosque dos Buritis. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral. A ideia é se divertir e começar o novo ano com muito teatro nos cartões postais da cidade de Goiânia.

Continua após a publicidade

Desamor narra a história do jovem Cândido, que se apaixona à primeira vista pela exuberante Anita, que nutre sentimento recíproco por seu amado. Porém o amor não deixa sobreviventes, e Anita vê-se impelida a abandoná-lo, em busca de conhecer a si mesma e ao mundo, e Cândido nada faz para impedir a partida de sua amada. Daí, então, seu coração e sua existência tornam-se um vazio tão imenso quanto um deserto, seco e árido, sem sentido. É assim que Cândido resolve partir em busca de sua amada, em uma jornada que o levará a um mundo desconhecido, habitado por seres fantásticos.

Mateus e Mateusa coloca em cena um divertido casal idoso que, após 50 anos de união, vive em pé de guerra. Cansados um do outro, eles acusam-se mutuamente de abandono. De um modo quase farsesco, a peça aborda em cena a convivência familiar, suas relações, o consumismo e a futilidade. Pais de duas jovens (Odara e Odessa) que vivem disputando entre si a atenção do velho e rico pai, o casal octogenário Mateus e Mateusa são vitrines da passagem do tempo e da vida. A semelhança dos nomes das personagens sugere que Mateus e Mateusa / Odara e Odessa são apenas faces de uma mesma moeda; esta semelhança nos leva à percepção bruta do destino humano irremediável, absurdo e cômico, de que na verdade somos aquilo que mais odiamos.

Arruda com Alecrim tem como cenário uma pequena cidade do interior de Goiás e narra a história de duas famílias que, separadas pelo poder e a pobreza, unem-se por meio do amor proibido de seus filhos. Mariquinha, a menina princesa, e Zezinho, o filho do sapateiro, vivem história semelhante ao clássico amor de Romeu e Julieta. No decorrer da história, vamos conhecendo os personagens que foram inspirados nos arquétipos do regionalismo goiano, como o caipira, o coronel, as comadres – dentre outros. Percebe-se a ‘goianidade’ nos sotaques brejeiro e sertanejo, nas modas de viola, no fole da sanfona e nos elementos da cultura popular.

SERVIÇO

Projeto ‘Domingo No Parque’ com a Oops!…

Dia 22/1 (domingo) às 10h – ‘Desamor’ (Parque Areião)

Dia 29/1 (domingo) às 17h – ‘Mateus e Mateusa’ (Parque Flamboyant)

Dia 5/2 (domingo) às 10h – ‘Arruda com Alecrim’ (Bosque dos Buritis)

Entrada franca 

Veja Também