Artista baiano produz HQ sobre orixás

Obaiano criou uma versão da capa de The Avengers – Os Vingadores no Brasil com orixás das religiões africanas

Postado em: 20-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Artista baiano produz HQ sobre orixás
Obaiano criou uma versão da capa de The Avengers – Os Vingadores no Brasil com orixás das religiões africanas

Da redação 

Desde 2013, Hugo Canuto tinha vontade produzir uma história em quadrinhos que representasse a cultura e a mitologia africana. Em uma brincadeira de homenagem ao artista Jack Kirby, o criador da Marvel, o baiano criou uma versão da capa de The Avengers – Os Vingadores no Brasil  com orixás das religiões africanas no lugar dos famosos heróis da companhia. A capa foi batizada de The Orixás e mostra Ogum no lugar do capitão América e Oxaguiã como o Homem de Ferro. 

Continua após a publicidade

Depois do sucesso, Hugo decidiu investir na criação e fez um financiamento coletivo pelo site Cartase, e conseguiu o apoio de 816 pessoas, gerando R$ 40 mil de arrecadação. No texto publicado para o financiamento, o ilustrador escreveu: “Decidi concretizar a iniciativa, pois acredito que é preciso contar tramas que dialoguem com nossa cultura, a partir de outros olhares”. Ele também disse que resolveu se aprofundar em pesquisas, conversar com estudiosos e adeptos da religião a fim de honrar a tradição. 

O ilustrador já trabalhou na coletânea Máquina Zero 2, do selo Quadro a Quadro, e publicou a história em quadrinhos A Canção de Mayrube, cuja trama é inspirada no universo mítico dos povos da América. Seu novo projeto chama-se Orixás – Contos de Òrun Àiyé, e pretende contar as importantes narrativas da religião Yorubá, em aproximadamente 80 páginas de história em quadrinhos. Entre suas motivações para a produção estão, segundo o texto no Catarse, os preconceitos que a cultura africana sofre no Brasil. 

“Dei-me conta de que, apesar de viver no País que mais recebeu os povos da diáspora, sua contribuição para o nosso desenvolvimento e importância ainda é subestimada sob camadas de preconceitos”, contou Hugo. “É necessário para entendermos nossa identidade como povo, e a Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da cultura afro-brasileira e africana, se mostra fundamental, resgatando essa herança para as novas gerações”, completou o artista que acredita no mercado editorial de HQ’s no Brasil. 

A trama do HQ se passa em “um tempo de reis e heróis sobre a terra”.  Esse universo foi construído a partir dos contos das tribos Yorubás, que se situam entre a Nigéria e Benin. A arte final será feita por Marcelo Kina e, as cores,  são de Pedro Júnior. Contos de Òrun Àiyé tem previsão de lançamento para julho deste ano.  

Veja Também