Livro apresenta a diversidade das Toadas de Santos Reis em Inhumas

Obra é fruto de um projeto de extensão da UFG e contribui para a preservação do patrimônio cultural brasileiro

Postado em: 21-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Livro apresenta a  diversidade das Toadas de Santos Reis em Inhumas
Obra é fruto de um projeto de extensão da UFG e contribui para a preservação do patrimônio cultural brasileiro

Será lançado nesta terça-feira (21), às 20h, o livro Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás: tradição, circulação e criação individual, de autoria do professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG) Sebastião Rios e da doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) Talita Viana. A obra, com fotos de Rogério Neves, será lançada no Bar do Roger, no Setor Leste Universitário, com a presença da Companhia de Santos Reis de Inhumas.

O livro, fruto de um projeto de extensão da UFG, apresenta a variedade de toadas,  na região, com a identificação, em muitos casos, da autoria. Dois CDs acompanham a obra: o Cantorio de Santos Reis apresenta a profecia e as funções centrais da folia; o outro traz uma mostra da diversidade das toadas de Reis na região.

Continua após a publicidade

Voltados à preservação e ao fomento do patrimônio cultural brasileiro, o livro e os CDs foram realizados com o apoio do Programa de Extensão Universitária da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e do Fundo Cultural da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Além de sua qualidade musical, a Folia de Reis em Inhumas se destaca pela grande variedade de toadas, que compreendem a estrutura dos versos e das respostas, a melodia, o ritmo e o acompanhamento do acordeão e demais instrumentos harmônicos, apresentadas em seus giros. O projeto identificou, gravou e fez a transcrição musical de 40 toadas, 16 das quais têm autoria identificada.

A existência dessa variedade de toadas de Reis deve-se à migração para a região, especialmente forte entre as décadas de 1920 e 1970, e ainda a uma intrincada e extensa rede de colaboração mútua e de reciprocidade estabelecida com foliões de cidades próximas, como Araçu, Goiânia, Goianira, Itauçu, Petrolina, Santa Rosa, Trindade.

Folia de Reis

A Folia de Reis comemora o nascimento de Cristo, revivendo a viagem dos Três Reis do Oriente para adorar o Menino Jesus. É uma complexa manifestação de pessoas, tradicionalmente habitantes das pequenas cidades do interior e do sertão, mas hoje também presente nas grandes regiões metropolitanas, especialmente do Centro-Sul do Brasil, geralmente em suas áreas periféricas.

Os cantos e toadas da Folia de Reis trazem a marca da sensibilidade dos foliões que, contrastando com seu cotidiano de trabalho duro e precárias condições materiais de existência, se revela na leveza de um cantorio ao mesmo tempo rústico e delicado. Os grupos preservam, há várias gerações, cantos, toadas e batidas com as cores e sabores específicos das localidades em que surgiram e das circunstâncias de sua difusão. 

Este livro e os CDs da Cia. de Santos Reis de Inhumas, Goiás, se inserem no esforço de salvaguarda desse bem cultural, chamando atenção para práticas e valores sociais que, embora relevantes, são residuais na sociedade urbana, industrial e capitalista, dominada pela racionalidade instrumental.(Fonte: Ascom/UFG)

SERVIÇO:

Lançamento do livro ‘Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás: tradição, circulação e criação individual’ 

Quando: Hoje (21)

Onde: Bar do Roger (1ª Avenida, nº 1.079, Setor Leste Universitário – Goiânia) 

Foto: reprodução (LinkedIn)

Veja Também