23 de maio de 2017 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
LITERATURA INFANTIL
20/03/2017 | 06h00
Dia Mundial da Água: livros contribuem para conscientização
Em um futuro próximo, esse precioso recurso natural pode faltar para grande parte da população mundial

Da redação

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente, 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, e  grande parte das fontes como rios, lagos e represas está sendo contaminada e degradada pela ação predatória do homem. A situação é preocupante, pois, num futuro próximo, esse precioso recurso natural pode faltar para grande parte da população mundial. Para que todos possam ter um momento de reflexão e análise do problema, instituiu-se o Dia Mundial da Água comemorado no próximo dia 22 de março.

O incentivo à leitura é uma das formas de conscientização para que os pequenos valorizem cada gotinha de água do planeta e entendam que essa é uma missão de todos os cidadãos. Pensando nisso, que a Editora Moderna enumera obras cujos assuntos podem ser trabalhados de forma didática e lúdica. 

Referência na literatura infantil, César Obeid escreveu em versos o livro Meu Planeta Rima Com Água. Por meio de rimas e brincadeiras com as palavras, o escritor consegue captar o interesse da criança e fazê-la entender melhor onde estão os comportamentos que poderão, no futuro, causar problemas graves por conta do desperdício desse recurso hídrico. A obra possui ilustrações de Ana Inés Castelli e estimula debates sobre o meio ambiente, poluição e outras questões que envolvem rios, lagos, cachoeiras etc. Indicação: a partir de 5 anos.

Aventuras De Uma Gota D’água, de Samuel Murgel Branco – O livro conta as aventuras de uma gota d’agua narradas por ela mesma. Pela obra, é possível sabe como nasce uma gota d’agua, como se formam os rios, quais os benefícios que a água traz e as agressões que ela sofre com todo tipo de poluição. Indicação: a partir de 8 anos. 

Iara e a Poluição das Águas, de Samuel Murgel Branco – A história trata da poluição das águas dos rios, contada pela personagem do folclore Iara, a protetora das águas. Curupira, protetor das matas e dos animais, também participa. Indicação: a partir de 8 anos.

Uma Aventura no Mar, de Luiz Eduardo Ricon, Maya Reyes-Ricon e Samuel Murgel Branco – A história contada e vivida pelos personagens deste livro permite fazer uma ‘grande viagem’ por um dos ambientes mais ricos do planeta. O oceano abriga uma enorme diversidade de seres vivos e exerce uma misteriosa atração capaz de mexer com a imaginação dos leitores. É exatamente isso que Rique e Carol puderam descobrir ao embarcar em uma aventura na imensidão do ambiente marinho. Indicação: a partir de 8 anos.

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)