“Goiânia é uma capital da diversidade”

A série ‘Concertos em Goiânia’ estreia, hoje, sua Temporada Especial de Dez anos com duo de violoncelo e piano

Postado em: 22-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Goiânia é uma  capital da  diversidade”
A série ‘Concertos em Goiânia’ estreia, hoje, sua Temporada Especial de Dez anos com duo de violoncelo e piano

Natália Moura

Ocorre nesta quarta-feira (22) a abertura da Temporada 2017 do Concertos em Goiânia, projeto que comemora seus dez anos de existência. No primeiro concerto da temporada, Goiânia recebe a violoncelista norte-americana Elise Pittenger e o pianista brasileiro Luiz Gustavo Carvalho. A iniciativa surgiu de duas professoras da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ana Flávia Frazão e Gyovana Carneiro. Segundo Gyovana, ela e Ana Flávia possuíam anteriormente uma série de concertos na Escola de Música, que sempre geravam grande público. “A gente trazia muita gente boa, mas ficava só na comunidade universitária, então tivemos a ideia de fazer um concerto estilo ‘concerto da cidade’, e levamos o projeto para o Sesc Cidadania”, conta a professora.  

Gyovana também explica que, no início do projeto, eram realiados concertos toda semana, na Escola de Música, e mensalmente na cidade (Sesc Cidadania). “No começo, não tínhamos muito público, porque as pessoas não estavam acostumadas com concertos de música de câmara. Hoje, nós temos a casa lotada. Em dez anos, o público cresceu muito”, relembra. A professora também afirma que, com o passar do tempo e a consolidação nacional da série Concertos em Goiânia, elas começaram a receber propostas de músicos de diversos lugares. Dentre os muitos músicos que já se apresentaram na série, estão Nelson Freire, Ricardo Tuttman, Milton Masciadri e  Albrecht Breuninger. 

Continua após a publicidade

De acordo com Gyovana, o principal objetivo do Concertos em Goiânia era trazer música de concerto como uma série fixa para a Capital a fim de fazer com que a população se acostumasse a ir assistir aos concertos de música clássica. E o objetivo foi alcançado: durante dez anos elas, produziram concertos uma vez a cada mês. 

A Temporada 2017 abre sua temporada, hoje, em homenagem à trajetória da série, com apresentação da violoncelista norte-americana Elise Pittenger e do pianista brasileiro Luiz Gustavo Carvalho. Elise possui doutorado em Performance Musical pela McGill University (Canadá) e, atualmente, é assistente de chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (OFMG). O pianista Luiz Gustavo foi apontado, em 2004, pela revista francesa Le Monde de la Musique como um dos músicos mais promissores de sua geração. 

A Temporada Especial de Dez Anos possui apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e do governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Para a professora, a música clássica cresceu muito na Capital. “Não só as nossas séries, mas também os concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia e da Orquestra Filarmônica de Goiás, hoje a cidade possui muitos concertos, e a maioria deles tem casa lotada”, afirma Gyovana, que completa: “A diversidade cultural realmente está chegando a Goiânia, e fico triste quando as pessoas falam que Goiânia é uma capital de música sertaneja. Não. Eu acho que Goiânia é uma capital da diversidade”. Segundo ela, a maior prova disso é olhar o público de concertos em parques e outros espaços. “A população realmente vai até lá, as pessoas gostam, esse era o nosso sonho, e parece que ele está se realizando”, finaliza. 

A programação para a Temporada 2017 já está com seu primeiro semestre fechado. Segundo Gyovana, além do duo desta quarta-feira, o projeto Concertos Goiânia receberá um duo de canto e piano, um piano solo, um piano a quatro mãos, um trio e um recital de música contemporânea. A programação para o segundo semestre ainda não foi fechada. Em paralelo aos concertos, as professoras também coordenarão, neste ano, o Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro, junto à Universidade Federal de Goiás. O festival recebe todos os anos músicos do mundo todo e já está na sua 43ª edição. Além de concertos todas as noites, o evento oferece cursos aos músicos participantes. “É um festival tradicional, o mais antigo e interrupto do Brasil”, conta. 

SERVIÇO:

‘Concertos em Goiânia’ – Temporada Especial de Dez Anos – com Elise Pittenger (violoncelo) e Gustavo Carvalho (piano)

Quando: 22 de março (terça-feira)

Onde: Auditório do Sesc Cidadania (Jardim 

América) – Goiânia

Horário: 20h30

Entrada gratuita 

 

Veja Também