Quinta-feira, 28 de março de 2024

Maestros buscam regulamentação da Orquestra Sinfônica de Aparecida

O prefeito Gustavo Mendanha se reuniu com 12 maestros de Aparecida de Goiânia (GO), na tarde de terça-feira (21), na sede da

Postado em: 23-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Maestros buscam regulamentação da Orquestra Sinfônica de Aparecida

O prefeito Gustavo Mendanha se reuniu com 12 maestros de Aparecida de Goiânia (GO), na tarde de terça-feira (21), na sede da Prefeitura. O objetivo do encontro entre o prefeito e o grupo é a regulamentação da orquestra sinfônica da cidade. Com a regulamentação, maestros esperam atender até 100 alunos.

Gustavo Mendanha salientou o apoio da prefeitura na regulamentação da orquestra da cidade e destacou a importância da música para fortalecer a identidade cultural de uma sociedade. “Entendo que a arte e a cultura de modo geral são um processo muito importante na formação de caráter e socialização da criança e do adolescente”, enfatizou o prefeito, que revelou ser apaixonado por música.

Durante a reunião, os maestros solicitaram um auxílio da prefeitura para incentivar os músicos e a compra de instrumentos musicais próprios para a orquestra. Sobre esta questão, Gustavo garantiu que irá criar uma forma de bonificar os profissionais que estão à frente dos projetos musicais da cidade e finalizar a compra dos equipamentos.

Continua após a publicidade

De acordo com o maestro da Banda Sinfônica de Aparecida e coordenador de musicalidade da Secretaria de Educação e Cultura, Francinaldo Rodrigues da Silva, a regulamentação da orquestra significa valorizar os musicistas, além de fortalecer a cultura musical dentro da cidade. “A banda existe desde maio de 2015 e, atualmente, conta com 60 músicos. Com a regulamentação, esperamos que o grupo cresça e se consolide”. Ainda de acordo com Francinaldo, os ensaios acontecem às segundas-feiras no auditório do CEU das Artes da Cidade Vera Cruz II. 

Gustavo quer que Aparecida seja destaque nacional. “Para isso a cidade não pode ter apenas uma boa estrutura, educação e saúde. É preciso também ter uma cultura de referência com as pessoas tendo acesso a música, dança, teatro e outras manifestações culturais”, enfatizou o gestor.

Incentivos

O prefeito Gustavo Mendanha revelou que esteve com o ministro do Turismo Marx Beltrão, em Brasília, e oficializou o desejo de construir a Casa da Música em Aparecida, que será mais um espaço para ensaios e apresentações musicais e culturais. Além disso, a sede própria também será utilizada para trabalhar a formação contínua dos músicos da cidade e motivar outras crianças e adolescentes a se apaixonarem pela música.

Gustavo informou ainda aos maestros presentes na reunião que a obra do Anfiteatro Municipal foi retomada. “Esperamos inaugurá-lo até neste primeiro semestre”, ressaltou o prefeito.  

Veja Também