Cursos oferecem capacitação no mercado cinematográfico

Segundo idealizadora, intenção é construir um saber prático ligado à área do audiovisual

Postado em: 24-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cursos oferecem capacitação no mercado cinematográfico
Segundo idealizadora, intenção é construir um saber prático ligado à área do audiovisual

No período de 24 a 28 de abril, ocorre na Cidade de Goiás a primeira edição do OFcine – Oficina de Formação de Assistentes para Cinema, um projeto cujo objetivo é a formação prática de profissionais para o mundo do trabalho do audiovisual brasileiro. As inscrições para o OFcine estão abertas até 30 de março e podem ser feitas, on-line, pelo formulário eletrônico disponível no site.

O trabalho de formação será dividido em quatro módulos, sendo que para cada um deles são disponibilizadas dez vagas. Os participantes precisam escolher entre: 1. Assistência em Produção e Produção Executiva; 2. Assistência em Câmera e Loggagem; 3. Assistência em Maquinária e Elétrica; Assistência em Arte, Figurino e Caracterização. 

Segundo Luana Otto, produtora e uma das idealizadoras do projeto, os módulos se interligarão quando os alunos forem para o set de filmagem. Luana, que também é uma das oficineiras, explica a metodologia: “Haverá uma aula inaugural com todos os 40 alunos selecionados em que será apresentado o roteiro de uma filmagem. Em seguida, cada ministrante de oficina irá trabalhar especificamente com sua área, na intenção de produzir, de fato, os itens que competem àquela parte de uma produção. Então, durante dois dias, todos os participantes se encontrarão, novamente, para a gravação do roteiro proposto”. E complementa: “Nossa intenção é que todos possam manusear e operar conforme demandas reais de um set, construindo, com isso, um saber prático ligado à área, oferecendo um espaço real de produção cinematográfica”.

Continua após a publicidade

A realização do OFcine é da Balaio Produções Culturais, e o projeto conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás e Estado de Goiás. Também são parceiros: Instituto Federal de Goiás – Câmpus Cidade de Goiás por meio do Núcleo de Produção Digital; Prefeitura Municipal de Goiás; Acervo Brevintage;  Astronauta Pirata;  Dafuq Filmes;  Stone Entertainment e RevisRental.

Ministrantes

Os oficineiros convidados para o trabalho de formação têm todos vasto currículo no mercado audiovisual, cada uma com conhecimentos específicos de sua área de atuação. Joelma Paes e Luana Otto (Assistência em Produção e Produção Executiva) são parceiras na Balaio Produções Culturais. Joelma é formada em Artes Visuais, com MBA em Cinema pela Cambury. Luana é proprietária e diretora geral da Balaio Produções Culturais, fundada em 2010. Kaco Olímpio (Assistência em Câmera e Loggagem) é graduado e pós-graduando em Cinema e Audiovisual pela UEG. Chico Macedo e ElinaldoRevis (Assistência, respectivamente, em Maquinária e Elétrica) trabalham com audiovisual há mais de dez anos, passando por diversos filmes publicitários e produções documentais para TV e cinema, como Mochilão MTV, Discovery H&H e Icatu Xingu, além de clipes musicais de personalidades como Gustavo Lima e Lucas Lucco. Carol Breviglieri (Assistência em Arte, Figurino e Caracterização) é designer de moda (UFG), pós-graduada em Cinema pela Faculdade Cambury e em Figurino e Carnaval pela Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro. 

Além dos oficineiros, integram a equipe do OFcine os professores e cineastas Carlos Cipriano e Marcela Borela, que ficarão responsáveis pela direção e concepção de cenas para as filmagens.

SERVIÇO:

OFcine – Oficina de Formação de Assistentes para Cinema

Quando: de 24 a 28 de abril (de segunda a sexta-feira) – Cidade de Goiás 

Inscrições: de 14 a 30 de março por meio do formulário eletrônico.

Oficinas e cursos gratuitos

Mais informações: (62) 3070-6574 

Veja Também