Em série da TV Brasil, Geovanna Tominaga visita Mercado Central de Goiânia

Apresentadora Geovanna Tominaga conversa com a chef Emiliana Azambuja sobre produtos regionais

Postado em: 25-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Em série da TV Brasil, Geovanna Tominaga visita Mercado Central de Goiânia
Apresentadora Geovanna Tominaga conversa com a chef Emiliana Azambuja sobre produtos regionais

No episódio da série Mercados, que vai ao ar neste sábado (25), às 15h30, a apresentadora Geovanna Tominaga desembarca em Goiânia e faz um passeio pelo Mercado Central da cidade. Produtos típicos como o pequi, guariroba e requeijão moreno são algumas das atrações da culinária goiana. 

No programa, Geovanna conta a história do empório, conversa com os consumidores para saber quais itens não podem faltar nas compras por lá. Comerciantes do local contam histórias de vida e falam das famosas empanadas e do empadão goiano servido no mercado. 

A apresentadora recebe a chef Emiliana Azambuja  para um bate-papo sobre os produtos regionais. O ator Alejandro Claveaux fala sobre comidas da cidade como a pamonha e os espinhos do pequi. Os telespectadores vão poder ver, ainda, o modo de fazer uma  galinhada e o famoso arroz com pequi. 

Continua após a publicidade

A série Mercados, que  tem 13 episódios,  visita tradicionais empórios de alimentos, alguns deles com mais de um século de existência.  Cada programa traz a história do entreposto, desde sua criação até a  oferta de alimentos regionais. Este é o 11º episódio exibido na TV Brasil.

“Fazer a série foi uma experiência maravilhosa. Rodamos o País e ouvimos histórias incríveis, conhecemos figuras interessantíssimas, e eu ainda pude experimentar a culinária local, de cada região do Brasil. Descobri produtos que nunca tinha ouvido falar”, diz Geovanna Tominaga.  “O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e pelos sabores do nosso Brasil.”

A série Mercados é uma produção independente da Sete Personagens. Os programas, com 26 minutos cada, traçam um roteiro da produção gastronômica brasileira de 13 mercados regionais: Belém, Porto Alegre, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Recife, Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Essa série não só nos ensina sobre identidade gastronômica brasileira, mas também sobre a formação de alguns ‘mercados’,  que são prédios históricos no Brasil. Há um viés da história humana nos produtos que encontramos expostos a cada estrutura arquitetônica de mercado nesse País”, afirma Mariana Alvim, diretora e roteirista do programa.


SERVIÇO:

‘Mercados’, dia 25 (sábado), às 15h30, TV Brasil  

Veja Também