Como escolher o livro ideal para cada faixa etária da criança

Detalhes, como gênero das obras e ilustrações, devem ser observados para que sejam respeitadas as fases dos pequenos

Postado em: 27-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Como escolher o  livro ideal para cada faixa etária da criança
Detalhes, como gênero das obras e ilustrações, devem ser observados para que sejam respeitadas as fases dos pequenos

Da redação 

Antes de compartilhar o momento da leitura com as crianças, uma das principais preocupações dos pais é verificar quais gêneros são mais indicados para cada faixa etária dos pequenos. Sejam contos infantis, fábulas ou simplesmente uma história infantil ilustrada, é importante verificar se aquele gênero está corretamente inserido na realidade de compreensão da criança.

Para ajudar os pais nessa escolha, o Leiturinha, clube de assinaturas de livros infantis, mostra quais os gêneros que se adaptam a cada faixa etária.

Continua após a publicidade

Até os 3 anos

Dos primeiros meses até o quarto ano de idade é um período em que já se pode introduzir gradativamente a leitura na vida da criança. É essencial criar o hábito da leitura e praticá-lo frequentemente. Assim, seu interesse é aguçado por meio de texturas, cores, sons e pela voz de quem conta a história. Pop-ups e dobraduras são outros grandes aliados. O gênero não é nenhum segredo: os bebês gostam de livros que estimulam visão, audição e tato, independentemente do tipo de história infantil.

Dos 4 aos 6 anos

As ilustrações continuam sendo indispensáveis para esse período – mesmo sem o uso de texturas e dobraduras. Os contos de fadas e aventuras são gêneros atrativos. Procure escolher livros com poucas páginas, textos ampliados e espaçados, ou seja, livros mais lúdicos, mas ainda assim com histórias.

Dos 7 aos 9 anos

Nessa fase, a criança já está familiarizada com o hábito de ler; muitos dos pequenos  já estão na fase da alfabetização. Essa é a época da curiosidade e da descoberta das preferências literárias do pequeno. As histórias com moral, como as fábulas, vão ajudar a ampliar a imaginação, caráter e repertório cultural da criança, além de desenvolver o seu vocabulário.

Dos 10 aos 12 anos

Suspense e muita aventura são os assuntos que mais chamam atenção entre as crianças nessa fase. É o período da pré-adolescência, no qual as ilustrações, texturas e outros recursos utilizados para os leitores mais novos já cedem espaço para textos mais complexos. Essa é a fase de reflexão, em que os pequenos procuram desvendar mistérios, curiosidades e outros quebra-cabeças.

Dica para todas as idades

É claro que existem tipos de histórias que atraem mais uma criança do que outra. Além de verificar a faixa-etária e o gênero, é sempre importante valorizar o gosto da criança – que vai se desenvolvendo cada vez mais com a leitura cotidiana.

Veja Também