Cia. Teatral Oops! abre temporada 2017 com a ‘Trilogia Poe’

As apresentações gratuitas comemoram o Dia Internacional do Teatro

Postado em: 27-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cia. Teatral Oops!  abre temporada 2017 com a ‘Trilogia Poe’
As apresentações gratuitas comemoram o Dia Internacional do Teatro

Natália Moura

Edgar Allan Poe é conhecido por suas narrativas de suspense e terror na literatura. O poeta, contista e crítico literário estadunidense é um dos escritores mais aclamados de sua geração e possui admiradores em todo o mundo. Suas obras já foram adaptadas para quadrinhos, cinema e para o teatro. Neste mês de março, a Cia. Teatral Oops!, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro, preparou uma programação especial para a celebração. Desde 2010, a companhia trabalha as obras do ‘pai do suspense’ e as readapta para os palcos. A partir de amanhã (28), a Oops! apresenta a Trilogia Poe, com as peças Olho, Gato Preto e William Wilson. 

Segundo o ator e dramaturgo das três peças, João Bosco Amaral, a escolha de Edgar Allan Poe surgiu do fato de que o autor possui naturalmente em suas obras um caráter dramático. “Ele é o criador do suspense da literatura, e nós queríamos trazer esse suspense para o teatro”, conta. De acordo com ele, cada uma das obras tem sua característica peculiar, mas todas possuem personagens que trabalham a erudição e a loucura. “Os personagens são muito cientes de si, e acabam se questionando, tendendo assim à loucura. A gente da Oops! gosta de passar isso para o público a fim de levar o espectador a colocar sua própria consciência em cheque”, afirma João. 

Continua após a publicidade

O processo de adaptação, segundo João Bosco, começa a ser desenvolvido na sala de ensaio em cima do conto original. Como a linguagem teatral é diferente, João utiliza textos de outros autores como Francis Bacon, William Shakespeare e Álvares de Azevedo nas peças. No palco, o universo de Poe trazido pela companhia é fruto de uma pesquisa muito intensa dos textos do autor e de outros autores influenciados por ele; a influência que Edgar Allan Poe tem no cinema também é utilizada na composição. Com uma proposta estética contemporânea e trilha sonora executada ao vivo por Lino Calaça e Leandro Teixeira, a companhia traz elementos musicais de rock, blues e cool Jazz. Na iluminação, as sombras são trabalhadas para o ar de suspense, e nos cenários o minimalismo é destaque. 

Confira a sinopse dos espetáculos:

OLHO

Adaptação do conto Coração Delator, de Edgar Allan Poe, Olho é um espetáculo que busca manter a essência narrativa do conto, mantendo a atmosfera “noir, policial e terror” que o romântico Allan Poe propõe na maior parte de suas obras. Para isto, juntaram-se ao texto inicial trechos de algumas obras de autores como Artaud, Shakespeare e Bacon. Na trama, a personagem cumpre uma espécie de ritual, fazendo as mesmas coisas, durante sete noites, no mesmo horário, à meia-noite. Esse detalhe nos leva a fazer outros questionamentos: Por que a repetição? O que aconteceu depois? Em cena, tem-se a resposta para ao menos uma dessas questões.

GATO PRETO

Annabela é uma mulher de natureza extremamente sensível e delicada, esposa exemplar e especialmente afeiçoada aos animais. Contudo torna-se uma pessoa irritável, sombria e apática, sem muita simpatia por animais ou pelo próprio marido, frente a um repentino horror desencadeado por sucessivos acontecimentos que a fazem crer que o seu gato, chamado Plutão, possui algo de sobrenatural, uma certa maldição do Gato Preto. A peça compõe-se apenas de memórias nas quais Annabela relembra as desventuras de sua destruição, em uma conturbada história sobre a corrupção moral ao longo do tempo, que, aos poucos, consome a protagonista. Sem falar no misterioso Gato Preto, causador de um enigma intrigante, que põe em cheque a já abalada serenidade da personagem, levando à dúvida sobre se os acontecimentos narrados são verdades inexplicáveis ou apenas exageros de uma mente adoecida.

WILLIAM WILSON

William Wilson conta a história de um jovem de descendência nobre que encontra, logo no primeiro dia de escola, um colega com o mesmo nome que o seu. No princípio, William e seu homônimo são apenas colegas de escola, que se detestam levemente por serem tão parecidos, e a maneira protetora com que o homônimo o tratava causava asco e desprezo pelo seu sósia, fazendo-o fugir da escola. Porém, após esta fuga, William entra em uma espiral de decadência moral e espiritual, envolvendo-se em orgias, traições e jogos de azar, enredando-se cada vez mais neste mundo sombrio. O duplo é um tema constante na literatura universal. Edgar Allan Poe o explorou muito bem em contos como O Coração Delator e Gato Preto. Entretanto, em William Wilson, Poe desenvolve o duplo de maneira drástica e espantosa. O nome composto do personagem homônimo, a duplicidade de caráter do protagonista e a existência de um sósia tão ambíguo de personalidade quanto nas ações acentuam a gravidade de abordagem desse tema tão importante à literatura poeana e tão presente na personalidade humana.

SERVIÇO:

Projeto ‘Trilogia Poe – Parte 3’

GOIÂNIA

Espetáculo: OLHO – 28/3 (terça), às 20h, no Teatro Goiânia

Entrada gratuita

Espetáculo: GATO PRETO – 29/3 (quarta), às 20h, no Martim Cererê

Entrada gratuita

Espetáculo: WILLIAM WILSON (estreia) – 30/3 (quinta), às 20h, no Teatro Sesc Centro

Ingressos: R$20 (inteira) e 

R$10 (meia)

ANÁPOLIS

Espetáculo: OLHO – 31/3 (sexta), às 20h, no Auditório do 

Sesc Anápolis

Entrada gratuita

Espetáculo: GATO PRETO – 1º/4 (sábado), às 20h, no Auditório 

do Sesc Anápolis

Entrada gratuita

Espetáculo: WILLIAM WILSON (estreia)– 2/4 (domingo), às 20h, no Auditório do Sesc Anápolis

Entrada gratuita

TRINDADE

Espetáculo: OLHO – 15/4 (sábado), às 20h no Teatro 

da Afipe

Entrada gratuita

Espetáculo: GATO PRETO – 29/4 (sábado,) às 20h, no Teatro 

da Afipe

Entrada gratuita

Espetáculo: WILLIAM WILSON (estreia) – 6/5 (sábado), às 20h, no Teatro da Afipe

Entrada gratuita

 

Veja Também