Com que fantasia eu vou?

Consultora de moda e estilo dá dicas de customização para uma das maiores festas do País

Postado em: 04-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Com que  fantasia eu vou?
Consultora de moda e estilo dá dicas de customização para uma das maiores festas do País

Natália Moura

Neste fim de semana, Goiânia recebe a tradicional Festa da Fantasia, evento que há 22 anos movimenta a Capital e atrai pessoas do Brasil todo. O tema da festa é comum em várias ocasiões, e, pensando em não gastar muito, as peças podem ser sempre reaproveitadas. Uma das grandes aliadas de festa do tipo é a customização. Para a consultora de moda e estilo Clau Oliveira, o que diferencia uma customização boa de uma ruim é a qualidade do material e a mão de obra. “Entra aí também uma piada de bom senso”, revela. 

Continua após a publicidade

De acordo com a consultora, as customizações mais fáceis – e comuns – de se fazer são as de gatinho e onça. “Geralmente, é só escolher uma roupa toda preta, toda branca ou em animal print, e vestir junto a uma tiara de orelhinhas e uma make de focinho no rosto”, conta Clau, que completa que as de bruxa, vampira e capetinha também fazem parte do pacote. Ainda segundo ela, os homens adoram se “fantasiar” de jogadores de futebol – ou algum outro tipo de esporte – e de vampiros e fantasmas. Segundo Clau, essas técnicas de customizações são simples, baratas e fáceis de fazer. 

Se você está a fim de produzir sua própria fantasia com customizações, a dica de Clau é investir em bordados, plumas, pérolas, flores e pedrarias em geral. “Coisas que possam ser ‘coladas’ são mais fáceis do que coisas que precisam ser costuradas”, conta. Para aliar isso a sua personalidade é necessário usar um acessório – que combine – e dê um toque pessoal à fantasia, além de, claro, combinar com a pessoa que está vestindo. “Por exemplo, dá para montar uma fantasia de índia, bem legal, usando peças de roupa do dia a dia. Basta escolher peças no estilo ‘boho’ e acrescentar colares, penas e uma maquiagem estilizada”, explica. 

Outra dica de Clau é sempre priorizar o conforto: “Imagina se você resolver ir de burca ou fantasiada de geladeira, vai morrer de calor”, brinca a consultora. “Cuidado também com fantasias pesadas – que vão te cansar e passar a pesar mais a cada minuto – e as que desmontam – aquelas com tirinhas muito finas ou grande parte de tule que correm o risco de romper a qualquer momento”, afirma. “Saltos muito altos e desconfortáveis também podem atrapalhar a festa de quem não está habituada a se equilibrar sobre eles por horas”, adverte. 

A grande curinga para as customizações e fantasias é a maquiagem. “Dependendo do caso, apenas ela pode ser a fantasia”, conta Clau. Segundo ela, os melhores salões oferecem makes incríveis, onde a pessoa se transforma. “Lembra das festas de Halloween? Às vezes, uma roupa preta e um rosto pintado passam a imagem que você quer facilmente”, ressalta. Segundo ela, os acessórios também entram no mesmo esquema. “Lembra que falamos das tiras de orelhas? Chapéus, máscaras, colares, perucas também têm poder de transformação incrível”, finaliza. 

O maquiador da One Beauté Jailton Magalhães conta que os pedidos mais comuns das clientes são as makes de gatinho e de sereia. O segredo de uma maquiagem para fantasia bem feita, segundo ele, é conseguir um casamento entre o rosto e a roupa da cliente. “A maquiagem artística fica bem em todo tipo de rosto; não existe limitação: ela é feita para brincar com as cores e as formas e fica bem com qualquer estilo”, conta Jailton, que dá a dica: se for investir em maquiagens de zumbi ou vampirescas, não abuse do grotesco, porque pode desvalorizar a beleza do rosto”.

Festa 

A Festa da Fantasia é uma tradição no calendário goianiense. Com 22 anos desde sua criação, o evento continua a movimentar a cidade. Neste ano, a balada ocorrerá no dia 8 de abril (sábado) na Arena Festa da Fantasia – espaço anexo ao Passeio das Águas Shopping. Segundo Carlos Tahan – que juntamente a Leandro Chaer, Alessandro Junqueira, Leandro Figueiredo e Walter Rodrigues da Cunha produz a festa desde o início –, a grande atração da noite, assim como nas outras edições, é a estrutura do evento. “Começamos a fazer a festa em 1993, e era uma festa bem pequena, numa casa no Setor Bueno. Foi crescendo, com os anos, o que fez a gente ir para espaços maiores”, relembra Carlos que completa: “Sempre vieram várias pessoas de fora, de todos os cantos do Brasil, e hoje a Festa da Fantasia é uma referência”.  

A Arena Festa da Fantasia contará com uma área aberta e vegetação natural, seguindo a tendência open air. O público presente poderá desfrutar de uma grande estrutura com atrações e performances, dentre elas, Make U Sweet, Jet Lag, Sr. Smith, Lui Torcatto, The Drunks, Jorge Pyerre, André Pulse e Renato Borges. Além disso, segundo Carlos Tahan, a noite contará com um momento especial, batizado de ‘Momento X’, com uma grande surpresa para os convidados. “Neste ano, trouxemos muita coisa que nunca houve em Goiânia como palco com luzes de led”, conta o empresário. A expectativa de público é de 5 mil pessoas, e o Passeio das Águas Shopping irá disponibilizar estacionamento coberto e monitorado. Mesmo assim, a dica da produção é vá ir de táxi ou uber – já que a festa é open bar. 

SERVIÇO:

Festa da Fantasia 2016 

Edição ‘Sunrise’

Quando: 8 de abril (sábado)

Horário: a partir das 23h

Onde: Arena Festa da Fantasia (Anexo ao Shopping Passeio das Águas: Avenida Perimetral Norte, 8.303 – Fazenda Caveiras, Goiânia)

Ingressos: App/site @semhora / 

Veja Também