Evento internacional discute ensino de instrumentos musicais

Pela primeira vez, o evento internacional ocorrerá fora de Portugal, onde era realizado desde 2009

Postado em: 18-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Evento internacional discute ensino de instrumentos musicais
Pela primeira vez, o evento internacional ocorrerá fora de Portugal, onde era realizado desde 2009

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe, entre os dias 18 e 20 de abril, o V Simpósio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Século XXI (STMI). Pela primeira vez, o evento internacional ocorrerá fora de Portugal, onde era realizado desde 2009, na Universidade de Évora, a cada dois anos. O STMI acontecerá no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária.

O simpósio é considerado um dos poucos eventos dedicados à discussão e à apresentação de pesquisa relacionada com o ensino de instrumento musical no presente para o futuro. Um dos destaques do STMI é a palestra do professor Jane Ginsborg, da Royal Northern College Of Music, do Reino Unido.

Entre os temas a serem discutidos no evento estão a musicologia histórica, as práticas interpretativas, a composição, a pedagogia (métodos e técnicas, ensino de novos instrumentos, ensino informal), os estudos de gêneros e novos estilos musicais (jazz, pop e world) e as novas tecnologias no ensino da música.

Continua após a publicidade

O professor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Eduardo Lopes, que coordena o STMI, destaca o interesse de pesquisadores da Europa no evento. “Recebemos cerca de 20 inscrições de investigadores de diversos países”, comenta. Para o professor, a realização do evento fora de Portugal contribui para a disseminação da pesquisa internacional sobre o instrumento musical.

SERVIÇO:

V Simpósio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento Musical no Século XXI

Quando: de 18 a 20 de abril de 2017

Onde: Centro Cultural UFG, Praça Universitária – Goiânia

http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=11881 

Veja Também