Visagismo masculino ajuda a realçar pontos fortes

Desde que os homens ganharam atenção do mercado de moda e beleza, tem se tornado comum a procura deles para melhorar sua aparência pessoal

Postado em: 24-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Visagismo masculino ajuda a realçar pontos fortes
Desde que os homens ganharam atenção do mercado de moda e beleza, tem se tornado comum a procura deles para melhorar sua aparência pessoal

Da Redação

Muito mais que um estudo das medidas do rosto, o visagismo possibilita que o indivíduo descubra seu perfil pessoal e encontre sua melhor apresentação. Essa ferramenta ajuda a expressar o que a pessoa é, qual sua personalidade, buscando ressaltar seus traços mais bonitos. Não existe fórmula ou padrão que sirva para todos, e é justamente a despadronização que torna tão importante o trabalho de consultoria que o sócio da Barbearia Coronel Moustache, Felippe Pires, oferece aos seus clientes.

Segundo ele, alguns dos pontos a serem observados no visagismo masculino são o formato do rosto, a quantidade e posição do cabelo e dos pelos faciais, o tamanho do queixo das bochechas, se usa óculos ou não. “Um dos pontos mais importantes é a função social desse cliente, sua ocupação profissional, e se ela permite um visual mais despojado, agressivo ou se precisa ser tradicional. Existem opções para todo tipo de cliente, e nós buscamos a melhor forma de harmonizar tudo isso para melhorar a aparência pessoal”, afirma Felippe.

Continua após a publicidade

Para os mais gordinhos, o ideal é uma barba em que o desenho fuja do redondo e um pouco mais comprida, com sobrancelhas menos grossas, com cabelo maior na parte superior da cabeça e menor dos lados, por exemplo. “Para aqueles com o rosto mais magro o ideal é um desenho arredondado e a barba menos comprida e mais cheia nas laterais. No caso dos que têm o rosto mais redondo, uma boa estratégia é utilizar um desenho específico de barba, bem como o tamanho dela, um corte de cabelo e até mesmo aproveitar os óculos que a pessoa usa com o intuito de ‘esticar’ o rosto de forma que aparente não ser redondo, ser um rosto mais ‘magro’”, explica.

A consultoria é rápida e, pela experiência, em dez minutos de conversa é possível identificar o que é melhor para a aparência do cliente. Apesar do formato de rosto não interferir muito no tipo de corte, é preciso cuidado, porque alguns cortes não funcionam bem em certos tipos de cabelo. Mesmo com certa resistência dos clientes mais tradicionais, outros já chegam buscando por novidade e, em geral, eles ficam muito satisfeitos com as mudanças, pois elas ajudam na construção da autoestima. Por isso é fundamental um barbeiro atualizado e experiente. 

Veja Também