Goiânia recebe primeira edição do Lanterna Mágica

Inscrições de filmes para o Festival Internacional de Animação encerram-se hoje

Postado em: 24-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe primeira edição do Lanterna Mágica
Inscrições de filmes para o Festival Internacional de Animação encerram-se hoje

Bruna Policena

O Lanterna Mágica é um Festival Internacional de Animação que faz sua estreia no calendário de cinema de Goiânia deste ano– entre os dias 13 e 18 de junho. Em sua primeira edição, o evento irá promover e difundir o mercado de animação mundial, com programação de mostras competitivas internacionais. Será uma de curtas e outra de longas, que premiarão os realizadores em diversas categorias. Contará também com a Mostra História da Animação em Goiás, que homenageia realizadores goianos ao longo de sua trajetória, seguida de um debate para aprofundar a discussão de como o Estado se projeta nos mercados nacional e internacional. 

E, para disseminar o mercado de animação mundial, o Lanterna Mágica realizará duas Mostras Competitivas, cujas diretrizes seguem no regulamento. São elas: Mostra Internacional de Curtas e Mostra Internacional de Longas. O festival goiano traz programação de qualidade, além de realizar debates e encontros que contribuem diretamente na formação e na valorização do mercado de animação do Estado, projetando-o internacionalmente.

Continua após a publicidade

Regulamento

As inscrições estão abertas até hoje, segunda-feira (24). Podem se inscrever filmes de animação feitos a partir de janeiro de 2015 de até 20 minutos de duração para curtas e a partir de 50 minutos para longas. Também serão aceitos filmes híbridos, que utilizem técnicas de animação em pelo menos 25% de sua duração. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.lanternamagicafestival.com/. As inscrições são gratuitas. 

Os responsáveis pelos filmes selecionados deverão enviar a cópia de exibição (formato MOV, Full HD, codec H264), em HD externo ou pen drive, caso seja solicitado pela coordenação do festival. Os selecionados deverão enviar também lista de diálogos em português, inglês ou espanhol, além de fotos de divulgação, cartaz do filme e demais itens, de acordo com as solicitações realizadas pela produção em momento oportuno. As despesas relativas ao envio de material é de responsabilidade do realizador.

A lista de obras selecionadas estará disponível no site do festival Lanterna Mágica até o fim do dia de hoje, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização do evento. O júri oficial vai oferecer os prêmios de: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Técnica de Animação e Melhor Trilha Sonora – nas duas mostras, Curtas e Longas. E o júri popular vai oferecer o prêmio de Melhor Filme nas mostras Curtas e Longas.

Programação

Além das mostras competitivas, essa primeira edição do festival realiza também a mostra História da Animação em Goiás, que homenageia realizadores goianos ao longo de sua trajetória. A atividade será seguida do debate Mercado de Animação em Goiás: Perspectivas e Realidade, que busca aprofundar a discussão de como o Estado se projeta no mercado nacional e internacional.

O festival conta ainda com mostras infanto-juvenis elaboradas especialmente para alunos de escolas públicas, que desfrutarão dos filmes, durante os dias de semana, e serão convidados a debater suas temáticas junto aos professores, em sala de aula, após as exibições. A mostra será aberta ao público, no sábado e no domingo, para que as famílias compareçam ao cinema e assistam a uma programação que se difere do circuito comercial de salas de exibição. 

SERVIÇO:

Lanterna Mágica

Festival Internacional 

de Animação

Quando: de 13 a 18 de junho

Inscrição e entrada: gratuitas

Mais Informações: 

www.lanternamagicafestival.com

 

Veja Também