Quinta-feira, 28 de março de 2024

‘Recitais Vilaboenses’ homenageia o poeta Joaquim Bonifácio

O mestre Joaquim Bonifácio de Siqueira será o homenageado da próxima edição dos Recitais Vilaboenses, que ocorre nesta sexta-feira (28 de abril),

Postado em: 27-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Recitais Vilaboenses’ homenageia o poeta Joaquim Bonifácio

O mestre Joaquim Bonifácio de Siqueira será o homenageado da próxima edição dos Recitais Vilaboenses, que ocorre nesta sexta-feira (28 de abril), às 20h, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. E, para abrilhantar a noite, os músicos doutores Ângela Barra e Eduardo Meirinhos (soprano e violão) irão interpretar clássicos de Villa-Lobos, Pixinguinha, Roland Dyens, Guerra Peixe e Cláudio Santoro. O espetáculo tem entrada gratuita.

A série de Recitais Vilaboenses foi iniciada em 2015 numa parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e a Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (Emac UFG). A atração cultural, que ocorre toda última sexta-feira de cada mês, foi uma forma de aproveitar a transferência temporária do piano para o Palácio Conde dos Arcos, brindando o público com espetáculos gratuitos e de qualidade. O local de origem do instrumento é o Teatro São Joaquim, que passa por reforma e, em breve, será entregue à comunidade vilaboense.

Joaquim Bonifácio de Siqueira nasceu na Cidade de Goiás em 1883. Foi poeta amante da natureza, jornalista, escritor, historiador e professor. Seus versos encantam e abrilhantam a melodia de Noites Goianas, música de Joaquim Santana. Bonifácio foi o criador da bandeira do Estado de Goiás, um dos fundadores da Academia de Letras de Goiás, que surgiu em 12 de outubro de 1904, no Salão de Festas do Palácio Conde dos Arcos, e um dos patronos da Academia Goiana de Letras. Joaquim Bonifácio faleceu em Silvânia no ano de 1923.

Continua após a publicidade

Ângela Barra é formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde leciona. É mestre em Artes e doutora em Música pela Indiana University, com diversos prêmios em concursos nacionais e internacionais. Apresentou-se sob a regência de renomados maestros, como Camargo Guarnieri, Emílio de César, Norton Morozowicz, Aylton Escobar, Marshal Gaioso e Eliseu Ferreira. Também foi escolhida por compositores brasileiros e estrangeiros para apresentar suas composições. A musicista já ministrou aulas nos festivais de Brasília, Londrina, Tatuí, Goiânia e Vale Vêneto, e em master classes em Goiânia e em várias outras cidades brasileiras.

Eduardo Meirinhos é violonista clássico com performances que se estendem por diversos países da América do Sul, da Europa e dos Estados Unidos. Formou-se na Alemanha, na Staatliche Hochschule für Musik und Theater Hannover, possui mestrado em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), e é doutor em música-performance (Doctorof Music – DM) na Flórida, EUA, pela Schoolof Music da Florida State University. Meirinhos é professor efetivo de violão na UFG. Em seu currículo, somam-se a gravação do CD Radamés Gnattali, Sonatas e Sonatinas, o CD solo Eduardo Meirinhos em Recital (2007), e o CD solo Sonatas por Eduardo Meirinhos, lançado em 2015.  

Veja Também