‘Trilha de Letras’ estreia hoje na TV Brasil

Autor de romances policiais, Raphael Montes apresenta programa de entrevistas sobre literatura de maneira informal

Postado em: 27-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Sob o comando do escritor Raphael Montes, o programa de entrevistas Trilha de Letras é a mais nova atração da TV Brasil. No talk show semanal, Raphael bate-papo sobre literatura com autores e editores convidados. A entrevista de estreia vai ao ar nesta quinta (27), às 21h30, com músico e escritor Tony Bellotto. “A proposta do programa é conversar sobre literatura de maneira informal, agradável e divertida, contando histórias diferentes, curiosas e engraçadas. É mostrar que a literatura é acessível”, afirma Ra­phael Montes, que é autor de três romances policiais. “Acho que existe essa ideia que a literatura é algo superior. E não é. Ela deve entrar na casa das pessoas como o cinema, as séries de televisão e a novela”, explica.

Além de Tony Bellotto, Raphael Montes já gravou entrevistas com outros escritores como Arthur Dapieve, Heloísa Buarque de Holanda, Sérgio Rodrigues, Simone Campos, Marcelo Moutinho, Viviane Mosé, Elisa Lucinda, Marcelino Freire e Xico Sá.

No programa de estreia, Raphael e Tony Bellotto falam sobre as críticas em relação ao gênero policial. “O preconceito com a literatura policial vem da ideia de que é uma subliteratura. Mas existem grandes escritores de literatura policial. O próprio Os Irmãos Karamazov, de Dostoiévski, pode ser visto como a história de um crime”, observa Bellotto, que já lançou quatro romances policiais com o investigador Bellini como protagonista. 

Continua após a publicidade

Com direção da jornalista Emília Ferraz e duração de 26 minutos, o programa Trilha de Letras vai ao ar semanalmente às quintas, às 21h30, na TV Brasil. No talk show, os autores convidados debatem assuntos em pauta na sociedade a partir da literatura. A proposta é refletir com Raphael Montes sobre questões levantadas em suas obras.

Em sonoras gravadas, outros escritores também discutem os temas literários abordados no bate-papo. O programa tem ainda quadros com vídeos em que booktubers mostram a sua produção literária e a participação especial da jornalista Katy Navarro, que traz uma análise com sugestões de livros. 

A ideia do Trilha de Letras é chamar a atenção de jovens e adultos que leem e fazem da literatura seu prazer predileto, bem como estimular o hábito da leitura para novos públicos. Com linguagem e cenário modernos, o programa quer atrair  admiradores da literatura em qualquer faixa etária. “Na medida em que sou um escritor jovem, eu consigo ao apresentar um programa desconstruir a ideia de que escritores são pessoas sérias, sisudas, introspectivas, ensimesmadas. Eu não sou nada disso. Adoro conversar, adoro ouvir o outro, adoro conhecer novas ideias, discordando ou concordando com elas. Adoro bater papo”, revela Raphael. “O programa é uma conversa o mais leve possível, que mostra ao espectador como a literatura deve entrar na sua casa, como uma coisa normal”, resume o escritor. 

Elogiado pelo escritor americano Scott Turow, Raphael Montes tem 26 anos e é autor de três romances policiais: Suicidas (2012),  que foi finalista dos prêmios Benvirá e Machado de Assis;  Dias Perfeitos (2014), publicado em 14 países, e Jantar Secreto (2016). Ele é autor ainda de um livro de contos, O Vilarejo. Nos últimos três anos, Raphael Montes também colaborou nos roteiros das séries Espinosa (GNT/2015), Supermax (Globo/2016) e na novela A Regra do Jogo (Globo/2016). 

SERVIÇO:

‘Trilha de Letras’

Estreia: 27 de abril (quinta-feira), às 21h30, na TV Brasil

Exibição às quintas, às 21h30, e aos domingo às 6h30 

Veja Também