Comida e cultura em um só lugar

Festival Gastronômico de Terezópolis traz a Goiás elementos da culinária e cultura nordestinas

Postado em: 28-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Comida e cultura em um só lugar
Festival Gastronômico de Terezópolis traz a Goiás elementos da culinária e cultura nordestinas

Ludmilla Lobo

Começa hoje (28) o Festival Gastronômico Terê, Oxente!, na cidade de Teresópolis, localizada a 30km da Capital. Além de muita comida nordestina, o evento promete levar para a cidade elementos culturais do Nordeste – como representações folclóricas, danças e literatura de cordel. O festival, que é organizado pela Prefeitura de Terezópolis, em parceria com o Senac Goiás e o Sebrae, ocorre até domingo (30) na Praça da Igreja Matriz da cidade.  O Terê, Oxente! faz parte do cronograma do Circuito Gastronômico de Goiás, que foi lançado no último dia 19 de abril, em cerimônia do Palácio das Esmeraldas.

Segundo o prefeito de Terezópolis, Francisco Alves Júnior, o evento possui uma proposta diferente para a cidade, sendo uma forma de aumentar a visibilidade da cidade, que é conhecida como um pedacinho do Nordeste em Goiás.  O festival também irá fomentar o comércio e o turismo da cidade, que possui cerca de oito mil habitantes. Sobre o planejamento do festival, Francisco Alves afirma: “Houve uma intensa preparação com vários cursos e oficinas para donos e funcionários de restaurantes da cidade”. Durante as oficinas, os participantes foram orientados sobre as boas práticas durante o manuseio dos alimentos com chefs Lila do Senac e Mariana Rodrigues do IGA.

Continua após a publicidade

O chef especialista na culinária cearense Marco Túlio Abras foi o responsável pela elaboração do cardápio do festival, que conta com de tapiocas recheadas, doces, além de panelinhas típicas nordestinas com carne de bode e charque. Sete restaurantes participam do evento, e os valores dos pratos variam entre cinco e 12 reais. Aqueles que já têm o costume de comprar queijos e doces ao passar por Terezópolis, na BR-153, também poderão adquirir essas delícias durante o festival.

A cultura nordestina não invadiu apenas os restaurantes de Terezópolis, mas também as salas de aula. A literatura de Cordel foi ensinada em todas as redes municipal e estadual de ensino da cidade, e os poemas escritos pelos próprios alunos estarão em exposição durante o festival. As xilogravuras, que são desenhos produzidos na madeira e depois transferidos para o papel, farão parte da decoração do evento, assim como o artesanato de artistas locais, produzidos especialmente para o Terê, Oxente! 

Quem for ao festival também irá aprender mais sobre os costumes nordestinos por meio de danças como xaxado e maracatu. Grupos de teatro também irão trazer parte do folclore nordestino para Goiás. A véspera do feriado do Dia do Trabalhador promete ser animado em Terezópolis. No último dia do evento (30), a banda Falamansa vai agitar o público com muita animação e forró.  Sobre as expectativas do festival,  o prefeito é otimita. “Nossa expectativa é de agradar a todos que visitarem nossa cidade e quem gosta da comida e da cultura nordestinas. Os próprios nordestinos ficarão felizes com o trabalho realizado por toda a comunidade de Terezópolis,” conclui Francisco Alves Júnior.

O Terê Oxente! é o segundo evento da programação do Circuito Gastronômico de Goiás. O primeiro foi realizado na cidade de São Simão, que teve a tilápia como o principal prato de degustação. Durante o Festival Gastronômico de São Simão, foram utilizadas mais de três mil toneladas de produtos para o preparo dos pratos. Após o a parada em Terezópolis, o Circuito segue para Nova Veneza; o Festival Gastronômico da cidade irá ocorrer entre os dias 1º e 4 de junho próximo. 

Cardápio ‘Terê, Oxente!’

Restaurante Brioso e Manhoso –

Silvio Andrade e Juliana Horta

1. Escondidinho de Lampião – 

macaxeira e linguiça

2. Panelinha de Maria Bonita – carne de sol, feijão verde e queijo coalho

Restaurante Santa Branca – Trilha do Açaí – Waldir Mariano

1. Baião de Dois – arroz, feijão e carne de sol

2. Baião de Três – arroz, feijão, carne de sol e pequi

3. Buraco quente – sanduíche de sarapatel de frango

Restaurante Dona Vânia – Vania 

Ferreira e Adriene Daiane

1. Dobradinha – à moda da Dona Vânia

2. Arroz de Bode

3. Bobo de Camarão

4. Chambaril

5. Paçoca de carne seca

Restaurante Ação Social, Oxente! – Waldethe Cruz e Lucilene Monteiro

1. Carne serenada com farofa de feijão catador, mandioca e manteiga do sertão

2. Tapiocas de sal e doce

Paraíbas da Feira (Pastéis do Acre) – Arnaldo Fonseca Franklin Fonseca, Carminha Fonseca e Luena de Araújo

1. Buchada

2. Mocotó

3. Pastéis com recheios típicos

4. Bolinho de macaxeira

5. Bolinho de quibe de arroz

Cafeteria Dedo Doce – Walteir Alves e Fernanda Peghin

1. Cuscuz – com carne de sol

2. Bolo de Rolo

3. Mané Pelado

4. Bolo de fubá

5. Canjica

6. Pé de moleque

Patrícia Doces – Patricia Santos

1. Doce de Leite

2. Torta recheio típico

3. Doce de batata doce

4. Doce de jerimum com coco

5. Cartola

Veja Também