Quinta-feira, 28 de março de 2024

Longa africano ‘O Calvário de Joceline’ estreia nesta segunda na TV Brasil

Filme ganha hoje (15) primeira janela de exibição, às 23h, na emissora

Postado em: 15-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Longa africano ‘O Calvário de Joceline’ estreia nesta segunda na TV Brasil
Filme ganha hoje (15) primeira janela de exibição, às 23h, na emissora

Baseado no romance homônimo de Lito Silva, o filme angolano O Calvário de Joceline ganha primeira janela de exibição nesta segunda (15), às 23h, na faixa CPLP Audiovisual na programação da TV Brasil.

Produzido a partir da linha FICTV I, o longa baseado em acontecimentos reais acompanha o drama de tês mulheres cujos destinos se cruzam em uma tragédia que consternou o País: o desabamento de um prédio na capital Luanda.

Com direção de Ngouabi Silva, o drama reúne um elenco formado por atores angolanos de teatro. Nauria Costa, vive a protagonista Joceline enquanto Balbina Barros e Djani Cunha interpretam Samy e Selma – respectivamente. O papel de General Barbosa é interpretado por Pedro Fernandes. O autor do livro que inspirou o filme, Lito Silva, também é produtor executivo do longa.

Continua após a publicidade

O Calvário de Joceline conta a história de três mulheres que vivenciaram um mesmo destino. O drama começou quando a construção ruiu. A partir daí, elas deixaram de ser pessoas e tornaram-se números estatísticos.

Em 29 de março de 2008, o edifício onde era a sede da Direção de Investigação Criminal em Luanda desabou. As equipes de salvamento esforçaram-se para socorrer as vítimas

A população ficou impressionada com o ocorrido uma vez que o prédio havia sofrido uma reforma recente. A nação angolana consternada mobilizou-se para auxiliar os sobreviventes e chorar os mortos.

No momento da queda, os registos mostravam que 181 pessoas estavam no edifício, sendo 36 funcionários e 145 detidos, dos quais 135 do sexo masculino e dez do feminino. No fim de dois dias, quando a coordenação da Comissão Nacional de Proteção Civil concluiu os trabalhos de resgate, o balanço final contabilizava 15 mortos e 11 feridos graves. No total, foram resgatados com vida 152 pessoas. Segundo as estatísticas oficiais, dez mulheres e uma bebé foram resgatadas sem vida.

O Calvário de Joceline é uma narrativa de ficção revela a trajetória de três mulheres que trilhando caminhos completamente diferentes acabam partilhando o mesmo destino. A trama convida o espectador a uma reflexão sobre aspectos específicos da realidade angolana e também da sociedade como um todo.

SERVIÇO

CPLP Audiovisual (FICTV I) – ‘O Calvário de Joceline’ – segunda-feira (15), às 21h30; segunda-feira (15) para terça (16), às 3h15; sábado (20), às 23h30 – TV Brasil 

Veja Também