Festival Brasil Sabor começa nesta quinta-feira em mais de 40 cidades brasileir

Em Goiás, restaurantes de Goiânia, Pirenópolis e Caldas Novas participam da 12ª edição do evento

Postado em: 18-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival Brasil Sabor começa nesta quinta-feira em mais  de 40 cidades brasileir
Em Goiás, restaurantes de Goiânia, Pirenópolis e Caldas Novas participam da 12ª edição do evento

O Brasil Sabor chegou. Em sua 12ª edição, o festival conta com a participação de 616 restaurantes que irão explorar a pluralidade dos sabores originais do Brasil. A partir de hoje (18 de maio), de Norte a Sul do País, em 46 cidades de 16 estados, as casas irão preparar pratos com ingredientes locais, muitas vezes releituras de tradicionais receitas. Em Goiás, participam 40 restaurantes (no total) de Goiânia, Pirenópolis e Caldas Novas. O festival é uma realização da Abrasel e conta com patrocínio nacional da Ambev. 

O presidente da Abrasel Goiás, Fernando de Oliveira Jorge, fala sobre a expectativa do evento: “Dentre os demais estados que participam do Festival Brasil Sabor, Goiás é destaque em virtude da riqueza da nossa gastronomia. O circuito tem como objetivo exaltar a qualidade do setor de alimentação fora do lar, em Goiás, como também democratizar a alta gastronomia. Durante os 21 dias do Brasil Sabor, o público poderá experimentar os pratos elaborados para o evento, que possuem preço promocionais. É o convite para os amantes da boa gastronomia reunirem amigos e familiares, e embarcarem nessa deliciosa experiência gastronômica ”. 

Com uma variedade de ingredientes regionais, a culinária brasileira é uma fonte abundante para a criação de pratos singulares em sabor. Para o Festival Brasil Sabor, os chefs abusaram do seu poder inventivo e criaram receitas únicas para o circuito gastronômico. Ingredientes regionais – como pequi, moranga, castanha de baru, banana da terra, pirão, batata-doce, leite de coco e as proteínas como peixe pirarucu, surubim, tucunaré e carne de sol – são as apostas dos restaurantes participantes.

Continua após a publicidade

Um dos destaques do menu, em Goiânia, é o Macarrão de Comitiva, prato típico das comitivas pantaneiras, escolhido pelo  restaurante Caseratto. A chef Emiliana Azambuja, responsável pela criação do prato do Saccaria, criou uma receita aromática e leve: Lombo de Surubim Grelhado Em Cama Refrescante de Ervilhas Frescas com Hortelã, finalizados com azeite de limões siciliano e china – acompanhado de macarrão de pupunha.

A escolha do Celsin Bar e Restaurante foi o Camarão Alho e Óleo. Aos que não dispensam um bom corte de carne, as duas unidades do restaurante Cateretê apostam em uma Picanha Rústica e Carré de Cordeiro. Carne de Sol de Angus, servida com feijão de corda, macaxeira e paçoca de pilão, foi a elaboração do Carne de Sol Caicó.  Outro que traz um gostinho do Nordeste é restaurante Cantinho Frio, com o Kalunga, fatias de carne de sol Angus com arroz de coco cremoso e crispy de mandioca. 

Pirenópolis e Caldas Novas

Além de suas belezas naturais, Pirenópolis é um forte centro gastronômico de Goiás. E os restaurantes participantes da cidade não decepcionaram com seus pratos cheios de sabores. Alguns exemplos: Tucunaré Assado, do Bistrô do Cheff; Pirarucu, do restaurante Bom Começo; Peixada Com Camarão, do Degrau’s. Caldas Novas é representada pelos restaurantes Chicago,  Espaço Gourmet e Bendito Bar, que apostaram no Frango ao Molho de Mostarda Francesa, na Linguiça Recheada e na Moela ao Molho de Cerveja Preta.

Veja Também