Festival de Orquídeas acontece em Piracanjuba

Associação Piracanjubense de Orquidófilos realiza mais um show de cores e formas com mais de 30 mil exemplares de orquídeas

Postado em: 26-05-2017 às 12h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival de Orquídeas acontece em Piracanjuba
Associação Piracanjubense de Orquidófilos realiza mais um show de cores e formas com mais de 30 mil exemplares de orquídeas

Ludmilla Lobo

Começa nesta sexta-feira (26) a 36ª Exposição de Orquídeas de Piracanjuba. Mais de 30 mil plantas do gênero orquídea serão apresentadas no evento que faz parte do calendário oficial da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (Caob). O festival das flores será realizado no Centro de Convenções Palácio das Orquídeas, e a programação segue até domingo (28). Duzentos orquidófilos irão expor seus exemplares além de disponibilizar orquídeas para venda. Os visitantes do festival poderão conhecer diferentes espécies da planta, que variam entre cores, formatos e cheiros. 

Na natureza, existem cerca de 25 mil espécies de orquídeas e uma infinita quantidade de híbridos, que são combinações feitas por humanos. Dentro do universo das orquídeas, existem algumas espécies que são favoritas entre colecionadores e no mercado das flores. Um exemplo é a Cattleya Walkeriana Tipo, que é símbolo da Exposição de Orquídeas de Piracanjuba por ser nativa da região. As Cattleyas possuem flores com cores e formas diversificados, e os tipos Feiticeira e Alba são comercializadas por altos valores. A Phalaenopsis é outro tipo de orquídea popular em Piracanjuba, sendo conhecida pelo preço acessível e pela facilidade de cultivo. Nessa espécie, a floração pode acontecer até três vezes ao ano com flores que duram até 90 dias.

Continua após a publicidade

Outra espécie muito esperada no festival é a Orquídea Negra, resultado do cruzamento dos gêneros Clowesia, Mormodes e Catasetum. Na exposição do ano passado, a Orquídea Negra foi classificada como a Melhor Planta da sua categoria, chamando a atenção dos visitantes da feira por sua coloração escura. Já a Oncidium Sharry Baby é muito procurada na exposição por conta de seu cheiro: a espécie exala o aroma de chocolate, sendo comercializada em mudas ou florida.

Durante a exposição, a Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil irá julgar e premiar os melhores exemplares de orquídeas apresentadas no festival. Uma das técnicas mais usadas para analisar a qualidade de uma orquídea é o esquema das três figuras sobrepostas: dois triângulos equiláteros invertidos e um círculo. Quanto melhor a flor preencher e formar esses triângulos imaginários melhor a planta é considerada. A planicidade da flor também é um dos critérios avaliados, assim como o tamanho da planta, o brilho e a textura.

O orquidófilo Walleffy Francesco, que cultiva orquídeas há dez anos e já participou de diversas edições da Exposição de Orquídeas de Piracanjuba, fala sobre sua paixão por essa espécie de plantas e seu envolvimento com o festival: “Há cinco anos, participo com afinco da exposição e posso dizer que é o maior evento de orquidofilia do Centro-Oeste, além de ser uma festa tradicional em Piracanjuba”. O interesse de Wallefy pela família das orquidáceas surgiu a partir de uma curiosidade de seu cotidiano. “Eu sempre morei em fazenda e sempre via essa planta grudada nas árvores. No período de floração, que nas orquídeas aqui da região acontece uma vez por ano, me despertava um interesse em saber mais sobre essa espécie, que teve maior evolução quando comparada a outras plantas” afirma ele. Wallefy também irá expor algumas espécies de orquídeas que ele cultiva no festival, que começa nesta sexta, como orquídeas do gênero Coelogyne, Oncidium, Canlanthe – dentre outras.

O presidente da Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO), Paulo Roberto de Morais, afirmou que mais de 35 mil visitantes são esperados na exposição deste ano. O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho, será o patrono desta edição do evento. A senadora Lúcia Vânia e o Secretário de Estado Vilmar Rocha foram escolhidos como padrinhos da feira das orquídeas. Os organizadores do festival contam com o apoio da população local para o sucesso do evento. Desde o início do mês, a APO lançou nas redes sociais a hashtag #maiotemorquideaempiracanjuba como forma de aumentar a divulgação do evento com fotos e vídeos de orquídeas.

 

Veja Também