Quinta-feira, 28 de março de 2024

‘Entre o Céu e a Terra’ aborda a relação humana com vícios através da religião

A produção nacional revela o que pensam as lideranças espirituais de diversas crenças sobre diversos assuntos

Postado em: 26-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Entre o Céu e a Terra’ aborda a relação humana com vícios através da religião
A produção nacional revela o que pensam as lideranças espirituais de diversas crenças sobre diversos assuntos

O excesso do consumo de bebidas alcoólicas, de drogas ilícitas e de medicamentos, exagero no trabalho, falta de limites na relação com o dinheiro e abuso com as pessoas são alguns exemplos de vícios. Esse assunto pauta o debate no episódio inédito da 2ª temporada da série Entre o Céu e a Terra, que a TV Brasil exibe nesta sexta (26), às 22h.

A produção nacional revela o que pensam as lideranças espirituais de diversas crenças sobre esse assunto. Eles dizem como suas religiões compreendem as razões dos vícios e compulsões, as formas como os fieis podemos lidar com essas angustias e prazeres e o modo como as doutrinas abordam o problema.

Entre o Céu e a Terra combina a linguagem de documentário com uma trama ficcional. Na história dramatúrgica, o personagem Alberto (Clayton Mariano) é um biólogo, observador dos fenômenos da vida e do comportamento, que começa a indagar-se sobre questões comuns aos homens e mulheres de todos os tempos. Nesse episódio, ele percebe sua fixação no consumo de remédios e procura ajuda médica para lidar com a situação.

Continua após a publicidade

Já no momento documental do programa, representantes de diversas matrizes religiosas explicam que os vícios podem ser válvulas de alívio para determinadas situações de angústia e mal-estar ou podem ser reflexo de uma constante busca por mais prazer. Na repetição constante destes ciclos, a dose de antes não é suficiente para a dor ou o prazer de hoje, e as pessoas vão aos poucos se tornando reféns daquilo que antes acham que controlavam.

O consumo exagerado de bebidas alcóolicas, nicotina, substâncias ilícitas; a necessidade de se comprar mais e mais; o prazer sexual somente através da pornografia ou do encontro com inúmeros parceiros e parceiras; a compulsão por trabalhar mais e mais ou por modificar cada vez mais o próprio corpo; o uso ilimitado da internet e do celular mesmo na madrugada: todos estes comportamentos interferem no mecanismo de prazer e recompensa do cérebro humano e podem adquirir características patológicas.

Participam do programa o Pai Tayandô, da Tambor de Mina; a Mãe Beata, do Candomblé; Patrícia Carvalho, da Brahma Kumaris; a Monja Coen, do Budismo; Enivaldo Barbosa, do Espiritismo; o eminente Raimundo Hermes Barbosa, da Maçonaria; e o reverendo Marcos Barros de Souza, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; além do professor de Históira, Karl Heinz Arenz, e da antropóloga Yvonne Maggie.

SERVIÇO:

Série ‘Entre o Céu e a Terra’

Quando: Sexta (26), às 22h, e domingo (28), às 13h

Onde: TV Brasil 

Veja Também