Parte do acervo da BDB, em Brasília, voltará a ser disponibilizada ao público

“A ideia é fomentar a literatura entre os transeuntes e recuperar parte dos trabalhos da Demonstrativa durante as obras da unidade” destacou Cristian Brayner

Postado em: 22-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Parte do acervo da BDB,  em Brasília, voltará a ser disponibilizada ao público
“A ideia é fomentar a literatura entre os transeuntes e recuperar parte dos trabalhos da Demonstrativa durante as obras da unidade” destacou Cristian Brayner

Mais um passo foi dado para retomar as atividades da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), em Brasília. Na manhã de ontem (21), o diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), Cristian Brayner, recebeu do subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Mobilidade do Governo do Distrito Federal (GDF), Murillo Gameiro, as chaves de uma sala do Edifício Touring, onde serão abrigadas provisoriamente cerca de 3 mil obras literárias da BDB voltadas aos públicos infantil, juvenil e adulto, majoritariamente de autores nacionais. O Touring localiza-se na região central de Brasília, no início da Esplanada dos Ministérios, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. 

“A ideia é fomentar a literatura entre os transeuntes e recuperar parte dos trabalhos da Demonstrativa durante as obras da unidade”, destacou Brayner.

A transferência dos livros que ficarão provisoriamente no Edifício Touring e do mobiliário deve ser iniciada já na próxima semana, e a abertura do local está prevista para julho. Além do empréstimo de livros, o MinC pretende promover atividades culturais no espaço, como contação de histórias. Também está em negociação o auxílio a outras instituições, como a Secretária de Saúde do DF, para oferta de informações ao público sobre prevenção a doenças.

Continua após a publicidade

Sobre a Demonstrativa

Inaugurada em 20 de novembro de 1970, entre as quadras 506/507 da Asa Sul, no Plano Piloto da Capital Federal, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é única biblioteca pública, com exceção da Fundação Biblioteca Nacional, de responsabilidade do Ministério da Cultura.

A biblioteca foi interditada pela Defesa Civil, em maio de 2014, por apresentar infiltrações nas paredes e tetos, risco de desabamento da marquise e problemas nas instalações elétricas. Em abril deste ano, foi selecionada por licitação uma empresa para elaborar os projetos executivos de modernização e revitalização da unidade, que darão mais acessibilidade ao local. A entrega dos projetos deverá ser no próximo mês julho. Em seguida, o MinC abrirá licitações para contratar empresas para executarem as obras e para a compra de novos equipamentos e mobiliários.

O DLLLB iniciará um contato com entidades organizadas de amigos da BDB, escritores e bibliotecários do Distrito Federal para elaborar uma programação cultural até o fim do ano para o espaço no Edifício Touring. O local será utilizado até que se volte à unidade original, que será reaberta à população em novo formato, contemplando mais acessibilidade para pessoas com deficiência, espaço de convivência e para atividades de produção de acervo digital. (Ascom/MinC) 

Veja Também