Quinta-feira, 28 de março de 2024

Livro indicado pelo MinC é vencedor do International Dublin Literary Award

Para autor, livro de ficção “joga com a memória, o esquecimento e a construção de novas identidades”

Postado em: 23-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Livro indicado pelo MinC é vencedor do International Dublin Literary Award
Para autor, livro de ficção “joga com a memória, o esquecimento e a construção de novas identidades”

O livro Teoria Geral do Esquecimento, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, ganhou o prêmio literário internacional Dublin (International Dublin Literary Award), no valor de 100 mil euros. A obra foi indicada pela Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), administrada pelo Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC). O anúncio foi feito na quarta-feira (21).

Localizada em Brasília (DF), a BDB é, atualmente, a única representante brasileira no júri do prêmio, formado por mais de 400 bibliotecas do mundo. De 2004 a 2017, a biblioteca brasileira indicou 41 livros de 36 autores. Até o momento, nenhum escritor brasileiro foi premiado.

Continua após a publicidade

Criado em 1995, o International Dublin Literary Award premia com 100 mil euros obras escritas originalmente em inglês. Quando se trata de tradução, o autor recebe 75 mil euros e o tradutor, 25 mil. Neste ano, o montante será divido entre Agualusa e Daniel Hahn, que traduziu a obra do angolano para a língua inglesa.

Processo de escolha 

Na edição de 2017, bibliotecas de 109 cidades de 40 países participaram da escolha. Foram indicados 147 livros, dos quais 43 títulos foram traduções para o inglês de obras em 19 idiomas, dentre eles, o português.

A servidora do DLLLB Ana Maria Souza, que participa da comissão de seleção há mais de dez anos, informa que a Biblioteca Demonstrativa, no processo seletivo do prêmio, prioriza obras de autores brasileiros como uma política cultural de divulgação da produção literária nacional. Em caso da inexistência de livros brasileiros que atendam aos critérios técnicos do prêmio, o que ocorreu neste ano, as indicações seguem a seguinte prioridade: livros em língua portuguesa, da América Latina, em língua espanhola e de autores de outros países. Em 2017, os requisitos para indicações foram: ser romance de autor vivo publicado em inglês entre 1º/1/2011 e 31/12/2011 e/ou traduzido e publicado em inglês entre 1º/1/2015 e 31/12/2015.

“É um prazer e um desafio enormes participar da comissão de leitura e seleção dos livros a serem indicados ao International Dublin LiteraryAward. Além de ler textos únicos de autores instigantes, ainda temos o privilégio de interagir com pessoas interessadas em oferecer o melhor da literatura para representar a biblioteca brasileira”, afirma Ana Maria Souza. 

Esta é a primeira vez que um autor africano é contemplado. Além da indicação brasileira, a obra também foi recomendada por duas bibliotecas portuguesas (Municipal de Oeiras e a Municipal do Porto) e uma croata (GradskaKnjiznica Rijeka). 

“Este prêmio é exemplar, porque parte das indicações de bibliotecas do mundo todo. Desde 2004, representamos o Brasil e isto tem sido maravilhoso. Agualusa, o escritor hoje laureado, tem uma relação forte com o Brasil, tendo vivido aqui por alguns anos e mantido um contato estreito por meio de vindas frequentes ao nosso país. Estamos muito felizes”, destaca Ana Maria. 

Sobre o livro

Teoria Geral do Esquecimento conta a história de Ludovica, ou Ludo, que ergue uma parede separando seu apartamento do resto do edifício onde vive, ficando isolada por vários anos. Rodeada por livros e na companhia de um cão, Ludo vê-se cercada por histórias aparentemente desconexas, que mais tarde baterão à sua porta na forma de muitos personagens, feitos de carne e osso, mas que poderiam ser habitantes de um sonho. “É um livro de ficção que joga com a memória, o esquecimento e a construção de novas identidades”, destaca o autor. 

 foto: Cia das letras 

Veja Também