Atriz Sandra Santiago circula com dois espetáculos

Parte de uma trilogia ainda em construção, os dois espetáculos integram o circuito Despertar para o Amanhecer da Consciência

Postado em: 12-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atriz Sandra Santiago circula com dois espetáculos
Parte de uma trilogia ainda em construção, os dois espetáculos integram o circuito Despertar para o Amanhecer da Consciência

Os solos Crônicas de um Cativeiro e Sobre Sonhos e Passagens… Encenados pela atriz Sandra Santiago, com direção de Alexandre Augusto (Grupo Teatro Zabriskie) entram na pauta teatral de Goiânia, a partir desta sexta (13), no Espaço Novo Ato. Parte de uma trilogia ainda em construção, os dois espetáculos integram o circuito Despertar para o Amanhecer da Consciência, que conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia.

A trilogia Despertar é resultado de investigações da artista sobre autoconhecimento e sobre o que de fato é a vida. “Os solos buscam transmitir para o público, por meio dos sentidos, experiências de navegação para dentro de si”, conta Sandra Santiago. Para a atriz, a real natureza da existência é uma das questões fundamentais do processo de criação de Crônicas de um Cativeiro e Sobre Sonhos e Passagens…

O primeiro dos três espetáculos estreou, em 2013, quando a atriz vivenciava o corpo gestante. Em Crônicas de um Cativeiro, a personagem utiliza a comunicação oral como principal forma de conexão com a plateia. Desta maneira, a palavra constrói ambiência para a trama emocional, que se desenvolve sugestiva de encarceramento provocado por questões ilusórias. “O processo auto-reflexivo experimentado pela personagem instala confrontos e termina por conduzi-la à ressignificação simbólica de caminhos, na busca de leveza e de uma vida mais saudável”, comenta.

Continua após a publicidade

Dois anos depois, Sandra Santiago estreou Sobre Sonhos e Passagens…, um solo de aprofundamento na investigação do corpo como instrumento sagrado e como principal veículo de comunicação da experiência sensorial e energética encenada na trilogia. Neste ponto mais avançado da história, em sua jornada questionadora da natureza imaterial da existência, a personagem se depara com uma revelação jamais imaginada. “Esta revelação será compartilhada com o público no solo Cosmonauta, que fecha a série Despertar da Consciência, informa a atriz.

De acordo com ela, a montagem do terceiro espetáculo será alavancada pela apresentação dos solos antecedentes, potencializando o processo criativo de Cosmonauta. 

Bastante atuais, as questões afloradas em Trilogia Despertar querem provocar a necessidade de reflexão sobre a natureza da vida. Para a atriz, espetáculos que compartilham experiências individuais de transformação são capazes de agir na resolução de problemas sociais da chamada ‘mente coletiva’. “Como um impacto do microcosmo no macrocosmo”, ressalta.

As apresentações do Circuito Despertar da Consciência têm entrada franca, com contribuição voluntária da plateia.

SERVIÇO

Circuito ‘Despertar da Consciência’: ‘Crônicas de um Cativeiro’ e ‘Sobre Sonhos e Passagens…’

13 e 14 de outubro: às 20h Espaço Novo Ato

Entrada livre com contribuição espontânea no chapéu da artista

Entrada limitada: ingressos retirados antecipadamente no site: www.zabetacriacoes.com.br

Mais informações: zzabetacriacoes.blogspot.com.br

 

Veja Também