22 de novembro de 2017 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Solenidade
13/11/2017 | 10h40
Troféu Jaburu 2017 será entregue ao ator Stepan Nercessian
Escultura em bronze é considerada a mais distinta comenda que o Governo de Goiás à nomes e valores da cultura goiana

O ator Stepan Nercessian foi indicado pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás para receber o Troféu Jaburu edição 2017. A solenidade de entrega do prêmio será presidida pelo governador Marconi Perillo durante evento marcado para 20 horas desta sexta-feira (17), no Palácio das Esmeraldas.

Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à poetisa Cora Coralina em 1980, o Troféu Jaburu (escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes) é considerado a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana.

Foram selecionadas ainda personalidades e entidades do meio cultural que vão receber medalhas, diplomas e placa nesta edição do Prêmio Jaburu. A escolha dos agraciados ocorreu durante reunião aberta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, a partir do voto dos conselheiros.

Vida e Obra

Filho de pai armênio e mãe cearense, natural de Cristalina (GO), Stepan Nercessian morou com sua família em Goiânia na antiga Vila Operária e começou a trabalhar como ator aos 14 anos de idade. Ele iniciou a carreira artística no final dos anos 1960. Escolhido através de teste,estreou como ator no filme Marcelo Zona Azul. O ator goiano trabalha na TV Globo desde 1971. Ele é ainda ex-presidente do Sindicado dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro (Sated/RJ) e da Fundação Astrojildo Pereira.

Stepan Nercessian também atuou na política. Em 2004 elegeu-se vereador da cidade do Rio de Janeiro, sendo reeleito em 2008. Nas eleições de 2010 conquistou mandado de deputado federal representando o Estado do Rio de Janeiro. Recentemente, interpretou o Chacrinha em espetáculo de teatro e depois em programa especial de TV que homenagearam os 100 anos de nascimento do Velho Guerreiro.

Em dezembro de 2016 foi nomeado presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.

Foto: Reprodução/Janete Longo/Estadão

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)