Quinta clássica na Capital

Em meio a cortes de investimentos em algumas orquestras brasileiras, eventos distintos promovem o contato do público com canções eruditas na Capital

Postado em: 23-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Quinta clássica na Capital
Em meio a cortes de investimentos em algumas orquestras brasileiras, eventos distintos promovem o contato do público com canções eruditas na Capital

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

Em meio à crise econômica que o Brasil enfrenta, várias orquestras espalhadas pelo Brasil sofrem com o corte de verbas feito tanto pelo governo federal quanto pelo municipal, reduzindo, desta forma, o contato da comunidade com a música clássica. Mas, apesar das dificuldades, em Goiânia o público adepto desse estilo musical ainda tem a oportunidade de apreciar apresentações de qualidade, tanto que, nesta quinta-feira (23), dois eventos distintos na Capital serão realizados com participação de orquestras.

O Itego em Artes Basileu França realiza o Mass of the Children (“Missa das Crianças”) no Teatro Basileu França. Segundo a coordenadora de Música do Itego em Artes Basileu França, Sara Lima, “o evento é uma oportunidade para o público em geral ouvir uma composição que mescla coro infantil, coro adulto e orquestra completa, transformando-se num espetáculo artístico e musical único”. 

No mesmo dia, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) presta uma homenagem ao compositor brasileiro César Guerra-Peixe, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). O maestro titular da instituição, Neil Thomson, destaca que a música de Guerra-Peixe tem uma sonoridade particular. “É repleta de cor, vitalidade rítmica e invenção melódica. Eu acredito que é uma grande obra do repertório sinfônico brasileiro que havia sido negligenciada”, afirma o regente britânico.

‘Mass of the Children’

A Mass of the Children, realizada pela coordenação de Música do Itego em Artes Basileu França, ocorre às 20h no Teatro Basileu França. O evento conta com a participação dos solistas Anne Clárenci e Jadson Álvares sob a regência geral do maestro Emílio César. Além disso, vários corais e orquestras integram a programação como Coral Pequenas Vozes, turmas de Voz e Percepção do Itego Basileu França, Coro Sinfônico de Goiânia, e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG).

O programa do concerto destaca Mass of the Children, composta por John Rutter, mas também inclui peças de Claude Debussy (1862-1918): Petite Suíte; En Bateau (Sailing); Cortège (Retinue) e Menuet e Ballet: Alegro giusto. Segundo Miro, o evento caracteriza uma experiência diferente e muito rica para a trajetória musical das crianças participantes, que têm a oportunidade de ter contato com a música erudita contemporânea.

SERVIÇO – ‘Mass of the Children’

Quando: quinta-feira (23) às 220h

Onde: Teatro Basileu França (Av. Universitária, nº 1.750, Setor Leste Universitário – Goiânia) 

Entrada: R$ 10 (antecipados) e R$ 20 (na bilheteria)

Entrevista: Sara Lima  

Qual proposta a Mass of the Children traz para o espectador?

Mass of the Children é uma missa feita para as crianças, a qual conta com a participação de 200 vozes infantis. O objetivo é transmitir emoção para os espectadores. A interação das crianças com o coro profissional (Coro Sinfônico de Goiânia) serve como incentivo profissional na carreira. O evento é uma oportunidade para o público em geral ouvir uma composição que mescla coro infantil, coro adulto e orquestra completa, transformando-se num espetáculo artístico e musical único.

Quem são os integrantes? 

São alunos do 1º ano de Música do Basileu França (matutino e vespertino), turmas de Voz e Percepção do Itego Basileu França – além do Coral Pequenas Vozes, do Coro Sinfônico de Goiânia e da Orquestra Sinfônica Jovem do Basileu França (OSJ). Lembrando que o Coro Sinfônico de Goiânia não é do Basileu França, sendo um convidado especial do evento. 

Qual a importância da parceria do Itego com outros corais e orquestras nessa apresentação?

Essa parceria com outras instituições musicais visa ao intercâmbio, troca de experiências e vivências – individuais e em grupo – para o crescimento musical dos alunos.

Qual a importância de as crianças terem contato com a música clássica ainda na infância?

Quando as crianças têm contato com esse estilo musical, desde cedo, elas passam a ser orientadas e adquirem ferramentas para decidir seus gostos e preferências musicais no futuro. Assim, elas não ficam condicionadas ao que a indústria cultural impõe. 

O que o público pode esperar nessa apresentação da Mass of the Children?

Uma apresentação voltada para emocionar o público, com tamanha participação das crianças e dos profissionais envolvidos. A organização estrutural, a montagem e a logística do evento foram preparadas para encantar o público.

Qual a importância de fazer um evento voltado para a música erudita em meio às dificuldades que as orquestras vêm enfrentando no Brasil, principalmente em relação ao repasse de recursos e investimentos?

Isso demonstra que Goiás está na contramão da realidade musical brasileira. Enquanto estados como São Paulo e Rio de Janeiro estão fechando bandas e orquestras, no Basileu França a procura por esses estilos musicais é cada vez maior.  

Orquestra Filarmônica de Goiás 

A Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta uma homenagem ao compositor César Guerra-Peixe com três obras: Sinfonia Nº1, Noneto e Sinfonia Nº2 (Brasília). Sob regência do maestro Neil Thomson, o concerto conta com composições que integram o 3º CD da instituição, que será gravado entre os dias  25 e 28 de novembro. 

O novo trabalho musical da OFG está sob a coordenação do produtor de gravação Ulrich Schneider, que também é responsável pela produção musical de consagrados álbuns da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). As obras que farão parte do 3º CD da OFG foram escolhidas pela direção artística da Filarmônica.

A apresentação da Sinfonia Nº1 traz uma composição expressiva, com diferentes timbres e algo distinto do que geralmente se ouve desse compositor, que tem fundamental importância na música nacionalista brasileira. Já a obra Noneto é uma peça para grupo de câmera escrita por Guerra-Peixe enquanto ainda fazia parte do Música Viva. Brasília é considerada pela crítica uma sinfonia “excepcional”, já que traz uso da percussão, que cria uma música genuinamente brasileira e que capta as aventuras da criação da monumental capital do País, construída no centro do Brasil.

 

Veja Também