Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colégio Lyceu comemora 80 anos de trajetória

Programação será aberta ao público com intuito de enfatizar a relevância da unidade para a população

Postado em: 25-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Colégio Lyceu comemora 80 anos de trajetória
Programação será aberta ao público com intuito de enfatizar a relevância da unidade para a população

GABRIELLA STARNECK*


O Colégio Estadual Lyceu comemora, na próxima quarta-feira (29), seus 80 anos de existência. Segundo o diretor da unidade, Ricardo Marques Pinto, o intuito de promover um evento na data comemorativa é mostrar a importância do Lyceu para a sociedade. “O nosso principal objeto em abrir as portas é mostrar para toda a comunidade de Goiânia que o Lyceu vive, que ele tem aula, e que continua a todo vapor!”, ressalta o diretor. 

Continua após a publicidade

A comemoração dos 80 anos da instituição conta com uma programação variada, que começa nesta segunda-feira (27). Os alunos do colégio irão apresentar para a comunidade projetos que foram realizados ao longo do semestre, revelando o protagonismo dos estudantes na história da escola. Além disso, o evento ainda terá oficina, palestras e apresentações culturais como o show da banda The Darkness e o espetáculo Lyceu 8.0, realizado por alunos e equipe do Espaço Sonhus. 


Colégio Lyceu 

O Colégio Lyceu foi fundado na Cidade de Goiás, em 1937, contudo, antes da mudança para a Capital, a instituição era chamada de Colégio de Pedro II. O atual nome da unidade estadual remete à escola filosófica fundada por Aristóteles. O Colégio Estadual de Período Integral Lyceu de Goiânia mantém sua estrutura pedagógica no prédio tombado como Patrimônio Público na Rua 21 do Setor Central. A estrutura arquitetônica da unidade conta com traços do art déco – movimento artístico com características geométricas, elegantes e funcionais que embelezam a urbanização contemporânea.

Já em relação ao ensino, Ricardo ressalta que a instituição possui uma proposta pedagógica diferente dos outros colégios de Goiânia já que, além de conter disciplinas da base comum, oferece uma diversidade de ensino aos estudantes. “Essa proposta pedagógica que  a escola tem como vida é aquilo que a educação tem, de certa forma, como utopia. Nós conseguimos exercer proficiência e desenvolver certos tipos de cognição em todas as áreas do conhecimento, não só no lado comum das disciplinas, mas entendendo as iniciações esportiva, científica e cultural”, ressalta o diretor. 

Ricardo destaca que para outros locais isso pode parecer utópico, mas no Colégio Lyceu isso é uma realidade, faz parte do cotidiano da escola e dos alunos. A instituição, além de estimular a diversidade de disciplinas, tem uma proposta interdisciplinar como alvo da educação. “O projeto pedagógico da escola, por ser um colégio integral, é diferenciado, e essa diferença é o que garante para a comunidade a certeza de uma boa educação para qualquer aluno da Grande Goiânia”, afirma o diretor. 

Segundo Ricardo, esse diferencial no ensino do Colégio Lyceu contribui para que os alunos tenham uma formação mais crítica, de forma que os estudantes sejam mais atuantes na sociedade. “Assim, o aluno deixa de visar apenas à sua formação acadêmica, e passa a querer contribuir com a sociedade, sendo um diferencial fora do âmbito escolar”, analisa.


Dificuldades 

Ricardo ressalta que a principal dificuldade que o colégio enfrentou, nos últimos anos, está relacionada aos momentos de instabilidade da educação, seja no âmbito financeiro, na falta de suporte à educação, ou até mesmo na instabilidade da mudança curricular do ensino. 

Com o intuito de não deixar que essas dificuldades internas e externas influenciem na educação dos alunos, Ricardo destaca que a instituição se apoia nos profissionais que lecionam na unidade. O diretor lembra que todos os professores têm graduação e pós-graduação em vários níveis. “O nosso quadro de professores é o que traz essa diferença positiva (na educação) em relação a outras unidades”, afirma Ricardo.


Celebração

O Colégio Estadual de Período Integral Lyceu de Goiânia comemora, nesta quarta-feira (29), 80 anos de trajetória. Contudo as programações voltadas para a festividade irão começar nesta segunda-feira (27). Os alunos da instituição irão apresentar ‘produtos’ que desenvolveram, ao longo do semestre, e irão apresentarar, em três dias de evento, o espetáculo Lyceu 8.0.

Segundo o professor de teatro do Lyceu, Pablo Angelino, o enredo traz uma temática que envolve a relação que o aluno tem com a escola e com o professor. Pablo ainda destaca que, por ser um colégio integral, muitas vezes o estudante passa mais tempo na escola do que em casa, então o objetivo é que a apresentação transpusesse essa realidade para o público.

O professor de teatro ainda diz que a ideia de montar o espetáculo surgiu de ex-alunos da instituição, que hoje são organizadores do Espaço Sonhus: “Esses profissionais que se formaram no colégio têm um carinho não somente pela unidade, mas pelos professores e a comunidade em geral. Por esse motivo, realizar um espetáculo que tem como foco a relação dos alunos, com a escola e os professores rememora a trajetória do colégio ao longo dos 80 anos, aproximando a comunidade do espaço”.

O público que for participar do evento comemorativo terá a oportunidade de desenvolver um novo olhar sobre a instituição, já que ele será convidado a percorrer as salas do colégio, onde ocorrerão as programações. O professor Pablo finaliza: “Os próprios alunos passaram a ter uma nova visão da escola após vivenciar o enredo do espetáculo”. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da 

editora Flávia Popov


SERVIÇO

Aniversário do Colégio Estadual de Período Integral Lyceu de Goiânia

Quando: de segunda (27) a quarta-feira (29)

Onde: Colégio Lyceu (Rua 21, nº 10, Setor Central – Goiânia)

Horário: a partir das 8h

Entrada gratuita 

Veja Também