Fotógrafo goiano expõe ‘Visyonaire’ nesta quinta (7) em Miami

A exposição, de Fernando Pacheco, conta com 27 fotos tiradas em meio à natureza

Postado em: 07-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fotógrafo goiano expõe ‘Visyonaire’ nesta quinta (7) em Miami
A exposição, de Fernando Pacheco, conta com 27 fotos tiradas em meio à natureza

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

A exposição Visyonaire, do fotógrafo goiano Fernando Pacheco, será exibida, nesta quinta-feira (7), na galeria Penthouse Riverside Wharf ,em Miami (EUA). Esta é a primeira vez que as obras de Fernando serão exibidas no período de realização da Art Basel Miami Beach, um evento que movimenta a cidade americana com diversas atividades culturais, e é considerado uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo.

“É de extrema importância estar em Miami durante a Art Basel, primeiro, porque abriu uma porta no mundo internacional para o meu trabalho artístico fotográfico e, segundo, porque nós temos uma perspectiva muito grande para a exposição”, afirma Pacheco. O fotógrafo ressalta que, a priori, o evento seria fechado e destinado a 120 pessoas, contudo, diante da “viralização da exposição”, como define Pacheco, foi necessário ampliar o número de convidados, que agora está restrito a 250 pessoas. 

‘Visyonaire’

A exposição reúne 27 fotos tiradas por Pacheco, ao longo de dez anos, em mais de 20 países – como Japão, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Segundo o fotógrafo, a ideia de fazer a exposição no mesmo período de realização da Art Basel surgiu em uma conversa, há um ano, com o organizador do evento, Renato Tolevi, que coordena eventos em Miami e em Goiânia. 

Em princípio, a exposição seria um evento fechado destinado a 120 pessoas. No entanto, quando as pessoas começaram a ver o trabalho, Pacheco ressalta que o ‘boca boca’ sobre a exibição se espalhou, e o interesse do público em participar do evento aumentou:  “Se nós abríssemos, teríamos mais de mil pessoas, então nós restringimos para 250, que é o máximo que podemos atender de última hora”.

O  fotógrafo ressalta que a principal obra da exibição traz como paisagem uma cachoeira no Japão chamada Kiri Furi, que fica em um reduto cheio de ursos. O fotógrafo conta as dificuldades que enfrentou para tirar a foto, no local, já que nenhum japonês queria ir até a cachoeira para acompanhá-lo e sua esposa. Contudo o casal conseguiu achar um guia que os levasse até o local, mas ele não sabia que lá era um reduto de urso. Porém, como não havia mais possibilidade de recuar, os três foram até a cachoeira. “Foi uma aventura e tanto, e uma das mais belas fotos que já tirei!”, completa  Pacheco.

Ele ressalta que a exposição propõe ao espectador uma reflexão acerca do planeta, da natureza e das belas paisagens espalhadas pelo mundo e que devem ser preservadas.  “As fotografias da exposição são obras feitas na natureza de lugares maravilhosos e que, com certeza, precisamos preservar para as futuras gerações”, destaca. 

A exposição virá ao Brasil em 2018, e há projeções de que seja apresentada em Goiânia e em Brasília – no Congresso Nacional, no Senado, nas embaixadas estrangeiras. “Nós já temos muitas propostas para o ano que vem. Já há várias embaixadas brasileiras, fora do Brasil, e estrangeiras, dentro de Brasília, que querem a exposição”, completa o fotografo. 

Fernando Pacheco

Além de fotógrafo, Pacheco também é médico oftalmologista. Nascido em uma família de fotógrafos, atualmente ele concilia a medicina com a fotografia. “Eu atuo na medicina, de segunda a sexta, e na fotografia aos sábados, domingos, feriados e nas férias. Então, quando eu vou para um congresso, eu aproveito para fazer as fotos, e, nos fins de semana, eu as edito e transformo em obras de artes”, ressalta Pacheco.

Após se graduar em medicina, ele reuniu seus conhecimentos de ótica e lentes, e então decidiu aprofundar suas técnicas fotográficas.  “Eu acredito que tenha sido a combinação perfeita: a oftalmologia com a fotografia” destaca o médico e fotógrafo que, em 2007, após viagem aos Estados Unidos, passou a tirar suas primeiras fotografias para objetivos decorativos.

Segundo Pacheco, o interesse pela fotografia surgiu a partir da aventura em capturar imagens e também por causa do desafio de conseguir a qualidade que ele queria dentro das produções artísticas em fotografia e em materiais de obras de arte. Ele passou a pesquisar tecnologias que poderiam conferir às obras ainda mais qualidade. Suas fotos são produzidas, atualmente, em um papel fotográfico oriental que possui cristais em seu interior, o que permite captar e emitir mais luz do que papéis convencionais. 

“Hoje, eu tenho várias obras de artes catalogadas, todas com certificado. Quando a adquire, recebe certificação de qualidade e garantia que essas obras, em boas condições, vão durar mais de 200 anos com o método de produção que a gente utiliza”, finaliza Pacheco Fernando. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da 

editora Flávia Popov

SERVIÇO

Exposição ‘Visyonaire’

Quando: quinta-feira (7 de dezembro)

Onde: Penthouse Riverside Wharf –

Miami, Estados Unidos

Horário: das 18h30 às 21h30 

Veja Também