Quinta-feira, 28 de março de 2024

MAC recebe maior exposição já feita sobre Confaloni, artista de coração goiano

‘ABC Confaloni – Modernidade Inaugural e Outras Obras’ reúne cerca de 300 trabalhos e objetos do Frei Dominicano

Postado em: 08-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: MAC recebe maior exposição já feita sobre Confaloni,  artista de coração goiano
‘ABC Confaloni – Modernidade Inaugural e Outras Obras’ reúne cerca de 300 trabalhos e objetos do Frei Dominicano

Bruna Policena*

Continua após a publicidade

Em comemoração ao centenário do artista, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás) abre, neste mês de dezembro, a maior mostra já realizada sobre Frei Nazareno Confaloni (1917-1977) – e a mais completa sobre um artista ‘goiano’. O vernissage de ABC Confaloni – Modernidade Inaugural e Outras Obras está marcado para esta sexta-feira (8), às 18h, com a presença de autoridades, familiares do frei vindos da Itália e convidados. A exposição ficará  aberta ao público, a partir do dia seguinte, sábado (9). Às 9h30, o MAC Goiás – no Centro Cultural Oscar Niemeyer – vai oferecer um café da manhã aos visitantes, seguido por uma roda de conversa com Rossella Orsini, sobrinha do artista. A entrada é gratuita.

Na última quarta-feira (6), o governador Marconi Perillo lançou, no Palácio das Esmeraldas, o catálogo de exposição que celebra o centenário do artista. Marconi afirmou estar feliz e orgulhoso por poder apoiar a exposição na condição de governador do Estado, e ressaltou que a memória de Frei Confaloni será sempre lembrada pelos goianos. “Frei Confaloni fundou em Goiás uma grande escola das artes plásticas, que consagrou talentos goianos no Brasil e no mundo. Nomes como Siron Franco, Ana Maria Pacheco, DJ Oliveira. Gerações foram inspiradas por ele”, observou.

O conjunto de ABC Confaloni  engloba técnicas, suportes e temas, dentre eles, retratos, paisagens, casarios, personagens populares e religiosidade. Há obras que nunca foram expostas, em especial as que vêm da Itália. E há ainda a reconstituição, em tamanho real, de seu último ateliê, conforme deixado quando de seu falecimento, em junho de 1977, aos 60 anos de idade – 27 deles vividos em Goiás.

Catálogo

O catálogo lançado reúne 80 obras de Confaloni, dentre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, afrescos. A exposição reúne 300 obras do artista. “Essa comissão se dedicou meses e anos para manter viva a memória e a história de Frei Confaloni. A ela minha gratidão por podermos, juntos, reativar a nossa memória em relação ao Frei”, agradeceu o governador.

Os itens foram mapeados e reunidos pelo produtor cultural, biógrafo e pesquisador Px Silveira, idealizador da mostra. Silveira pesquisa a obra do Frei, desde a década de 1980, e é autor de Conhecer Confaloni (premiado pela PUC, em sua 3ª edição) e Tempo Confaloni (a ser lançado com a mostra). Também realiza o projeto Raisonné Confaloni, iniciado em 2013. A curadoria pensada por ele – e dividida em curadorias setoriais, para as quais convidou Dayalis Perdomo (história), Sáida Cunha (obras internacionais) e Neusa Baiocchi (documentos) – permite conhecer as diferentes fases da vida e da obra do artista, mostrando-o por inteiro, sem recortes.

Já a expografia, assinada conjuntamente por Px Silveira, Gilmar Camilo e Cleandro Jorge, conta com recursos cênicos e eletrônicos para levar o observador a um percurso que se estende de 1935 a 1977, de forma a inspirá-lo e fazê-lo se aproximar do artista, transparecendo seu processo de criação e sua visão de mundo. Em parceria com a produção da mostra, o MAC Goiás preparou uma série de atividades para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A agenda prevê lançamentos de livros, palestras e encontros para tratar da vida e da obra de Confaloni, personagem que deixou uma marca indelével na sociedade, na cultura e na arte goiana.

Vida e obra

Frei Giuseppe Confaloni nasceu em Viterbo (Itália – 1917), estudou artes plásticas e se tornou Frei Dominicano. Veio para Goiás em 1950, a convite do bispo Cândido Penzo, e se instalou em Vila Boa, hoje Cidade de Goiás, com a incumbência de pintar 15 afrescos na Igreja do Rosário, denominados Mistérios de Rosário. Em 1952, se transferiu para Goiânia, onde viveu uma intensa vida de arte, inclusive como professor, e morreu em 1977. 

Aqui, na Capital, pintou os afrescos da Igreja de São Judas, no Setor Coimbra, da Estação Ferroviária de Goiás e da antiga sede da Companhia Energética de Goiás (Celg), prédio hoje ocupado pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Fundou a Escola Goiana de Belas Artes – primeira escola de arte, precursora do movimento modernista e fomentadora da arte em Goiás. 

Mostra

ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras é uma realização da Comissão de Registro e Comemorações do Centenário de Nascimento de Giuseppe Confaloni, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), do Instituto ArteCidadania, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás), do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. Tem apoio cultural da Metrobus, Infraero, Ordem dos Dominicanos, Época Galeria de Arte, Buena Vista Shopping e Projeto Raisonné Confaloni. O projeto foi premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás e tem o patrocínio da Saneago – 50 Anos.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Exposição ‘ABC Confaloni – Modernidade Inaugural e Outras Obras’

Abertura (para convidados): 8 de dezembro, às 18h, com presença de autoridades e imprensa

Período de visitação: de 9 de dezembro a 25 de fevereiro de 2018

Abertura ao público: 9 de dezembro (sábado), às 9h30, com café da manhã

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Goiás-MAC (Centro Cultural Oscar Niemeyer-CCON)

Entrada gratuita

Mais informações: (62) 3201-4923 

Veja Também