Quinta-feira, 28 de março de 2024

Orquestra Infantil Mozart apresenta concerto de Natal neste domingo (10)

Sucessos natalinos serão apresentados sob batuta de Jonathas Silva no Teatro Basileu França

Postado em: 09-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Orquestra Infantil Mozart apresenta concerto de Natal neste domingo (10)
Sucessos natalinos serão apresentados sob batuta de Jonathas Silva no Teatro Basileu França

GABRIELLA STARNECK*


A Orquestra Infantil Mozart apresenta, neste domingo (10), um concerto de Natal no Teatro Basileu França. Sob a regência do maestro Jonathas Silva, o evento traz um repertório carregado de músicas natalinas. “O principal objetivo do evento é oferecer ao público música de qualidade, tendo como tema músicas natalinas executadas por crianças talentosas, afirma o maestro.

Continua após a publicidade

Todas as canções serão tocadas e cantadas pelas crianças de menor faixa etária do curso de Música do Basileu França. “O público pode esperar algo surpreendente, com um diferencial: durante a execução das obras, músicos solistas e crianças irão cantar. Iniciaremos com músicas natalinas tradicionais, celebrando o nascimento de Jesus, e finalizaremos com a famosa Sinfonia dos Brinquedos, detalha Jonatas.


Evento

Com o Natal se aproximando, o público começa a ter a oportunidade de ter contato com eventos que oferecem apresentações natalinas, contudo a maioria dessas programações é executada por adultos.  Neste domingo (10), o Basileu França traz uma novidadeao oferecer um concerto natalino, realizado pelo público infantil, com músicas como A Holiday Celebration (tradicional), Noite Feliz, de Joseph Mohr e Franz Gruber, e Sinfonia dos Brinquedos, de Joseph Haydn.

“As crianças participam de ensaios musicais e, através deles, desenvolvem habilidades para tocar em conjunto. Dessa forma, realizam concertos, mensalmente, com um repertório extremamente variado, com compositores que vão de Haendel e Haydn à música folclórica brasileira”, destaca Jonatas.

Segundo o maestro, a principal dificuldade em realizar o evento foi conseguir reunir mais de 100 crianças em uma sala para que elas pudessem tocar no mesmo ritmo e com a mesma afinação. “Sabemos que um trabalho com crianças é completamente diferente de um trabalho com adultos. Então, diversas vezes, é preciso interromper o ensaio para pedir atenção, acalmar e, às vezes, até mimar os pequenos”, completa Jonatas

O maestro também destaca outro desafio encontrado ao longo da preparação dos alunos: o fato de a maioria das crianças não possuir o instrumento em casa, e, por isso, ter de usar apenas o período do ensaio. “Isso gera um atraso muito grande na evolução musical, mas confesso que fiquei muito surpreso. Por exemplo, a Sinfonia de Haydn exige um nível técnico muito avançado para se tocar, e as crianças estão tocando lindamente, como pequenos profissionais”, ressalta o regente.

“Essa multiface de apresentação é muito importante para o aprendizado das crianças participantes, ao passo que incentiva o desenvolvimento de diferentes habilidades musicais. É uma forma de prepará-las para a temporada do ano que vem, que promete muitas novidades”, salienta Jonatas. Apesar das dificuldades encontradas para a execução do evento, a apresentação promete encantar o público presente.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da 

editora Flávia Popov


SERVIÇO

Quando: domingo (10) às 16h

Onde: Teatro Basileu França (Av. Universitária, nº 1.750, Setor Universitário 

Entrada: R$ 5 

Veja Também