Versões saudáveis de receitas queridinhas

Pão de queijo e bolo de chocolate levam ingredientes mais leves para o lanche da tarde

Postado em: 09-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Versões saudáveis de receitas queridinhas
Pão de queijo e bolo de chocolate levam ingredientes mais leves para o lanche da tarde

Bruna Policena*

Continua após a publicidade

Finalizando a sequência de receitas em versões mais leves apresentadas pelo Essência, hoje é dia do pão de queijo e do bolo de chocolate. Normalmente vilões da alimentação saudável, eles podem ser aliados se seus ingredientes forem usados de maneira correta. Viviane Almeida, sucesso nas redes sociais com o Doce Saúde Fit apresenta versões saudáveis de pratos favoritos pelos brasileiros. Ela deixa claro que não é especialista em alimentos, mas que aprendeu pela necessidade usar ingredientes saudáveis. Hoje, é uma das referências no assunto. (*Integrante do programa de estágio de O HOJE) 

Pão de Queijo ‘fit’ 

Típico do Estado de Minas Gerais, o pão de queijo só ficou conhecido em 1950. Sua receita consiste em polvilho (azedo ou doce), ovos, sal, óleo vegetal e queijo (que variam de região para região). Não sendo uma opção muito aconselhada para quem está de dieta, já que tem um nível elevado de gordura. A sua versão ‘fit’  é feita com ingredientes como batata-doce, chia, linhaça, e tem menos de 1g de gordura. 

Ingredientes 

– 30g batata doce cozida e amassada 

– 1 colher de sopa de chia

– 1 colher de sopa linhaça dourada 

– 1 colher de sopa de manteiga derretida ou azeite

– 1/2 colher café de sal rosa 

– 2 colheres de sopa de leite

– 1 xícara de ricota ralada ou desmanchada (nas mãos)

– entre 8 a 10 colheres de sopa de polvilho doce 

– 2 ovos 

Modo de preparo 

Coloque os ovos, o leite e a manteiga em uma bacia de vidro. Mexa bem, acrescente a batata-doce, a chia e a linhaça. Mexa novamente a ricota, e vá acrescendo o polvilho, aos poucos, de 3 em três colheres. Comece a moldar a massa com as mãos,. Quando a massa desgrudar das mãos, é o ponto para enrolar. Coloque numa forma untada, e asse em forno médio 180 a 200 graus, por 40 minutos, ou até dourar. Rende 22 pães de queijo  (cada porção tem menos de 2 gramas de gordura, comparado ao pão de queijo tradicional, que tem mais de 15 gramas a porção). 

Bolo de chocolate ‘fit’ 

Esta é outra receita que faz parte do nosso dia a dia. Nas festinhas da escola, nos cafés em família, no aniversário do seu amigo, o bolo de chocolate é outro clássico. Claro que esse tipo de guloseima é a primeira a ser cortada da nossa dieta, não é mesmo? Mas, com  essa versão saudável – que leva ingredientes saudáveis e cobertura de biomassa –, você pode consumi-lo, mas sem exageros! 

Ingredientes 

– 3 ovos 

– raspas de 1 limão 

– 1 xícara de chá de cacau em pó (100%) 

– 2 colheres de sopa de óleo de coco (ou manteiga derretida sem sal)

– 1 colher de sopa de fermento em pó 

– 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo 

– 1 pote de iogurte natural 

– 1/2 xícara de chá de farinha de arroz integral 

– 1/2 xícara de chá de farinha aveia 

Modo de preparo 

Bata as claras em neve, e reserve. Numa bacia, bata (à mão) as gemas, o óleo de coco, o açúcar mascavo e o iogurte natural. Vá adicionando as farinhas e o chocolate, coloque as raspas de limão e as claras em neve. Por último, o fermento em pó. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos. Desenforme e coloque a cobertura de biomassa. 

Calda 

– 1 xícara de chá de biomassa de banana verde derretida (derreta com um pouco de água, e, depois, leve ao fogo baixo até amolecer) 

– 1/2 barra de chocolate 54% cacau 

Depois de derreter a biomassa, desligue o fogo, e coloque o chocolate picadinho. Mexa até derreter. 

Veja Também