Quinta-feira, 28 de março de 2024

Concerto Internacional Mozart, Rossini e Villa-Lobos será apresentado nesta terç

Orquestra Sinfônica de Goiânia, juntamente com a solista Rosângela Yasbek Sebba, interpretam as obras tradicionais dos três compositores

Postado em: 12-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Concerto Internacional Mozart, Rossini e Villa-Lobos será apresentado nesta terç
Orquestra Sinfônica de Goiânia, juntamente com a solista Rosângela Yasbek Sebba, interpretam as obras tradicionais dos três compositores

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

A Orquestra Sinfônica de Goiânia em parceria com a solista Rosângela Yasbek Sebba apresentam o Concerto Internacional Mozart, Rossini e Villa-Lobos, nesta terça-feira (12), no Teatro Sesi. “O objetivo (da parceria com Rosângela) era trazer a Goiânia uma referência internacional, principalmente pelo fato de a apresentação atrair um público muito grande de estudantes da área da música”, afirma o maestro Carlos Eduardo Moreno.

Carlos ainda ressalta que a proposta do concerto é contar com grandes solistas e com um repertório que seja reconhecido internacionalmente. Por esse motivo, o evento apresenta obras de três compositores clássicos – Mozart, Rossini e Villa-Lobos – que serão executadas tanto pela orquestra quanto pela solista. “Foi uma parceria de valorização, e o  intuito é manter uniões como essa, futuramente, para agregar valor à temporada do Terça no Teatro”,completa o maestro. 

Sobre o concerto, Carlos ressalta que objetiva oferecer uma apresentação que proponha ao espectador uma mudança. “É um concerto de final de temporada. Quando nós pensamos nesse repertório foi buscando proporcionar ao público uma transformação positiva de seus sentimentos. O intuito é que o espectador saia transformado da apresentação”, destaca o maestro. 

Concerto

De acordo com o maestro Carlos, a junção de Mozart, Rossini e Villa-Lobos foi feita pensando que apresentação tivesse uma característica musical que trouxesse certa leveza. “A obra de Rossini tem agilidade e uma felicidade muito bonita; a de Mozart é a mais querida do público; a Villa Lobos é uma obra prima, raríssima e de grande sutileza”, completa.

Carlos ainda destaca que um dos principais desafios em executar o concerto é justamente conseguir unir as três obras, buscando manter a leveza do repertório, “característica que une os três compositores”. “Estamos falando da transparência musical que essas obras exigem de nós como intérpretes. É um desafio, pois precisamos compreender a característica sonora das três, buscando um domínio técnico a ponto de que nós possamos transmitir ao público a assinatura musical de cada compositor”, complementa o maestro. 

Carlos Moreno

Carlos Eduardo Moreno iniciou seus estudos musicais no piano, aos 6 anos de idade, passando posteriormente ao violino. O maestro possui uma sólida formação de base europeia, já que, em 1978, ingressou na Escola Cantorum do Brasil para crianças, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, de tradição alemã. Teve como mestres os padres franciscanos Frei Leto Bienias-Alemanha e Frei José Luiz Prim.

Além disso, Carlos obteve a rara oportunidade de conhecer profundamente a grande obra polifônica de Palestrina, Hassler, Bruckner  e Bach – além do Canto Gregoriano. Em 2016, lançou seu primeiro livro, Do Arteiro ao Artista, obra que certamente colabora para o cenário da música brasileira e internacional. Atualmente, ele cumpre a importante missão de ser um maestro formador de jovens talentos. 

Rosângela Sebba

A pianista goiana, radicada nos Estados Unidos, começou seus estudos aos 6 anos de idade com a professora Naíde de Oliveira Azevedo. Já aos 14 anos, Rosângela venceu o primeiro lugar em um concurso nacional em São Paulo, e começou a estudar com a pianista Belkiss Carneiro de Mendonça até sua mudança para os Estados Unidos. 

Ela é conhecida por sua pesquisa e divulgação da música brasileira, especialmente as obras de M. Camargo Guarnieri. Enquanto esteve no Brasil, a pianista ganhou vários concursos estaduais e nacionais de piano, e atualmente sua agenda é bastante cheia com aulas na universidade, concertos, palestras e masterclasses. 

Esse foi um dos motivos pelos quais o maestro Carlos procurou a parceria com a pianista Rosângela. “O desafio para nós é conseguir solistas que tenham uma missão pedagógica e que sejam artistas de referência, porque os jovens buscam esses músicos renomados como uma espécie de ‘espelho’, ressalta o maestro. O maestro ainda destaca que os alunos acham relevante ter contato com artistas como Rosângela. “Assim, eles podem ter uma referência de onde o estudo deles precisa levá-los”, completa. 

Carlos, que não conhecia a solista pessoalmente antes da parceria, conta que no primeiro encontro com Rosângela ele ficou bastante surpreso com o “domínio técnico maravilhoso que ela tem”, como afirma. A pianista tem se apresentado nos países: Estados Unidos, Brasil, México, Portugal, Costa Rica, Inglaterra, Espanha, e Taiwan – incluindo conferências nacionais e internacionais. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Concerto  Internacional Mozart, Rossini e Villa-Lobos

Quando: terça-feira (12)

Horário: 20h

Local: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia)

Entrada: Doação de 2kg de alimentos ou um livro literário 

Veja Também