17 de janeiro de 2018 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Exposição
11/01/2018 | 06h00
Memorial da América Latina abre, hoje (11), mostra América Florida
O destaque fica para as telas floridas do argentino Diego Manuel, tema presente na cultura latina

Flávia Albuquerque Repórter da Agência Brasil

A mostra América Florida leva ao Memorial da América Latina, em São Paulo, a partir desta quinta-feira (11), a relação cultural dos países latino-americanos com as flores. No Pavilhão da Criatividade estarão expostas telas bordadas, cerâmicas, papel machê e outras peças tradicionais da cultura latino-americana que simbolizam os hábitos e costumes de diversos países do continente. Além de ver as peças, o visitante também poderá tocar e interagir com as obras.

O destaque fica para as telas floridas do argentino Diego Manuel, tema presente na cultura latina. As flores simbolizam e retratam tanto o luto e a homenagem aos mortos, quanto as boas vindas aos recém-nascidos. Também são utilizadas para presentear casais apaixonados, além de dar cor a comemorações, festas e casamentos.

Será possível ver também pratos de argila, tupus (que é um broche ornamental andino utilizado para prender xale), caveiras mexicanas do Dia dos Mortos e retábulos do Peru, feitos de madeira e massa de batata com gesso.

De acordo com a organização, uma das peças especiais da exposição é A Moringa, obra em cerâmica da artista brasileira Izabel Mendes da Cunha, na qual se vê uma noiva com vestido florido segurando um buquê de flores.

Para mostrar a diversidade do uso das flores na cultura latino-americana, a mostra traz também peças religiosas em enfeites floridos expressas em imagens de anjos e santas. Há ainda a figura do diabo em argila, com flores esculpidas no traje.

A exposição ficará aberta de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita e classificação livre para todos os públicos.  

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)