Curta a folia sem colocar em risco a saúde bucal; confira dicas

Dentista Érika Vassolér dá dicas para curtir a festa com segurança

Postado em: 23-01-2018 às 11h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Curta a folia sem colocar em risco a saúde bucal; confira dicas
Dentista Érika Vassolér dá dicas para curtir a festa com segurança

O carnaval, um dos feriados mais esperados do ano, é também uma época marcada pela combinação: festas, bebidas e muita paquera. A folia pode durar o dia todo ou se prolongar pela noite, no entanto, mais importante é lembrar que a diversão não pode ameaçar a saúde de sua boca.

“Muitos foliões deixam de lado os cuidados básicos nesse período e, como estão mais expostos, podem ser surpreendidos com problemas bucais”, afirmou Érika Vassolér, dentista.

Continua após a publicidade

Embora façam sucesso durante a folia, as cervejas e os drinques mais doces como coquetéis também representam um perigo a mais para a saúde bucal. Quando ingeridos juntos, o açúcar e o álcool liberam um ácido que desgasta o esmalte dos dentes e pode causar dor, sensibilidade e até cárie.

O mau hálito é outra consequência. “Como o álcool tem efeito diurético, ele desidrata o corpo e reduz o fluxo da saliva, deixando a boca mais seca. Esse cenário favorece a proliferação de microrganismos que causam a placa e o mau hálito”, explicou Vassolér.

Além do aumento no consumo de álcool, durante o carnaval, muitos solteiros aproveitam as festas e bloquinhos de rua para a paquera e o beijo  pode ser mais um fator de alerta. Segundo a consultora, “a boca é a porta de entrada para diversas doenças, como mononucleose, tuberculose, hepatite B e o vírus HPV, por exemplo. Por isso, é essencial que, mesmo na diversão, o folião lembre-se de manter a sua rotina de higiene bucal”, disse.

Siga as dicas para curtir o período com segurança

– Não esqueça de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e utilizar o fio dental;

– Em casos de lesões e feridas na boca, procure um profissional especializado para receber orientação adequada;

– Evite beijar muitas pessoas em curto espaço de tempo. A troca exagerada de microrganismos potencializa as chances de doenças;

– Se ingerir bebidas alcoólicas, lembre-se de tomar bastante água. A hidratação evita o mau hálito e reduz as manchas nos dentes;

– Se perceber que está com mau hálito, não substitua a escovação por balas ou chicletes. Essas opções provocam cáries e outros problemas bucais.

(Assessoria)

Foto: divulgação 

Veja Também