Quinta-feira, 28 de março de 2024

Oito dicas infalíveis para viajar no carnaval com segurança e curtir a folia

Para evitar contratempos e garantir um passeio seguro, a dica é planejar a viagem com antecedência, verificando se o automóvel está em bom funcionamento, e adotar uma postura responsável ao volante

Postado em: 09-02-2018 às 09h50
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Oito dicas infalíveis para viajar no carnaval com segurança e curtir a folia
Para evitar contratempos e garantir um passeio seguro, a dica é planejar a viagem com antecedência, verificando se o automóvel está em bom funcionamento, e adotar uma postura responsável ao volante

Durante o Carnaval, sempre ocorre um aumento significativo na quantidade de acionamentos da assistência 24h , com picos nos dias em que os segurados normalmente estão indo ou voltando de viagem. Em 2017, houve um volume 40% maior de acionamentos por problemas mecânicos e alta de 38% nos pedidos de reboque na Quarta-feira de Cinzas em comparação com o mesmo dia da semana seguinte. 

Para evitar contratempos e garantir um passeio seguro, a dica é planejar a viagem com antecedência, verificando se o automóvel está em bom funcionamento, e adotar uma postura responsável ao volante.

Continua após a publicidade

De acordo com Renato Roperto, diretor de Operações Auto e Massificados se prevenir de todos os modos faz total difeença para um passeio tranquilo.  “É muito importante avaliar as condições do automóvel antes de pegar a estrada, checando o estado dos pneus, freios, fluidos e faróis, dentre outros itens. Consultar a previsão meteorológica e detalhes da estrada também pode fazer a diferença, assim como prever um trajeto com paradas para descanso do condutor no caso de viagens mais longas”, ressalta.

Confira oito dicas da SulAmérica Auto para viajar com tranquilidade:

Não use o celular enquanto dirige- Proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito, a má prática é a terceira principal causa de acidentes fatais no trânsito. Tentar digitar, atender chamadas ou interagir de qualquer modo com o dispositivo diminui a atenção do motorista e sua capacidade de realizar manobras defensivas.

Faça uma checagem cuidadosa do veículo- Um checklist básico deve incluir a verificação de pneus, freios, fluidos (incluindo o óleo do motor), faróis e lanternas, limpadores de para-brisa, bateria, correias e nível de combustível no tanque.

Pneus gastos e carecas são grandes causadores de acidentes e, por isso, merecem atenção especial– Antes de pegar estrada, verifique o estado de conservação de todos eles, inclusive o estepe, e faça a calibragem adequada. Além disso, não deixe de conferir se o alinhamento e o balanceamento das rodas estão em dia.

Cheque a condição das pastilhas e dos discos de freio- principalmente se você vai para o litoral ou áreas de serras e curvas sinuosas.

Tome cuidado ao dirigir sob condições adversas, como chuva e neblina- Nestes casos, mantenha uma velocidade reduzida, uma distância segura dos automóveis à frente e os faróis baixos acesos. Em caso de chuva, evite freadas bruscas.

Confira a validade do extintor de incêndio- É importante também ler as instruções de uso para saber o que fazer em caso de emergência.

Não se esqueça de sua saúde- Não consuma bebidas alcoólicas ao dirigir e evite alimentos pesados antes das viagens. Leve água e lanches para o trajeto e não dirija por longos períodos contínuos. Somente siga viagem se estiver descansado e alerta.

Use sempre o cinto de segurança- Também garanta a utilização do cinto pelos demais passageiros, incluindo os que estiverem no banco de trás.

(Foto: Reprodução)

Veja Também