Um novo olhar por trás das lentes

Fotografias de Rodrigo Estrela retratam o cotidiano de Aparecida de Goiânia (GO)

Postado em: 20-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Um novo olhar por trás das lentes
Fotografias de Rodrigo Estrela retratam o cotidiano de Aparecida de Goiânia (GO)

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

A exposição Olhares para Aparecida, do fotógrafo Rodrigo Estrela, está em cartaz, de hoje (20 de fevereiro) a 15 de março, no Hotel Real Executive, em Aparecida de Goiânia (GO). A exibição, que conta com dez imagens do artista, feitas ao longo de dois anos, retratam o desenvolvimento da cidade e o cotidiano dos moradores do município. A mostra, que terá na abertura oficial a presença do prefeito da cidade Gustavo Mendanha, é gratuita, aberta ao público e pode ser conferida, das 9h às 21h, de segunda a sábado.

Segundo Rodrigo, por meio do trabalho Olhares para Aparecida ele passou a visualizar a cidade de uma forma que não conhecia anteriormente. As imagens captadas pelas lentes do fotógrafo fogem ao olhar da maioria das pessoas, mas ganham outro significado nos cliques de Estrela: “A exposição é um mergulho nas várias faces do município e suas sutilezas”. Por meio do seu trabalho, Rodrigo documenta as constantes transformações que Aparecida de Goiânia sofreu ao longo dos últimos anos. 

Exposição 

Segundo Rodrigo Estrela, a proposta inicial de Olhares para Aparecida é realizar um trabalho documental: “Registro imagens de Aparecida de Goiânia desde 2012, pois eu quero destacar a evolução da cidade, ao mesmo tempo em que também mostro o tradicional, como a Praça Matriz”.  O fotógrafo destaca, por exemplo, que há oito anos era possível contar nos dedos os prédios que existiam na cidade. 

Apesar de captar cenas da cidade e do cotidiano dos aparecidenses desde 2012, as fotos que serão exibidas na exposição foram tiradas entre 2015 e 2017, e os cliques não foram feitos por causa da mostra. Rodrigo relata que a diretora do Hotel Real Executive, Renata Rodrigues, foi quem solicitou a exposição em dezembro do ano passado. “Eu reuni as fotos que foram tiradas, ao longo dos dois últimos anos, para estruturar a exposição”, afirma Rodrigo.  Inclusive ele destaca que uma das dificuldades em conceber o evento está relacionada ao curto prazo de tempo para estruturação do Olhares para Aparecida, e também a questão do patrocínio.

Em relação à escolha da temática, ele conta que, desde a infância, morava na região conhecida como ‘nem’, ou seja, sua residência ficava na divisa de Goiânia com Aparecida. Contudo o fotógrafo destaca que, embora já conhecesse a região, ele não tinha a percepção que tem hoje do local, e foi isso que ele quis transmitir. “Eu acho que a principal importância da exposição é divulgar o que tem em Aparecida, porque muitas pessoas ainda têm uma visão que a cidade é feia, meio que interiorana”, afirma o fotógrafo.

Trajetória

Rodrigo Estrela relata que sua paixão pela fotografia surgiu ainda quando ele era criança e por influência de seu pai, que atuava nessa área: “Meu pai era fotógrafo, então, como eu o perdi muito cedo, cresci vendo suas fotografias, e foi isso que me alimentou a estudar mais. Na adolescência, eu pesquisava  sobre o assunto em livros e revistas, mas só em 2009 eu comprei meu primeiro equipamento e comecei a me especializar na área”.

Embora seja apaixonado pela fotografia desde a infância, Rodrigo só iniciou sua atividade profissional no ano de 2012, sendo que sua primeira exposição fotográfica foi realizada em 2016, sob o título Olhares. Segundo o fotógrafo, seu primeiro trabalho exibido também retratava Aparecida de Goiânia, mas com uma visão mais focada nos detalhes. “Na exposição Olhares, o intuito era fazer com que as pessoas tivessem um novo olhar em relação a lugares que elas já estavam habituadas a ver”, afirma Rodrigo. 

Atualmente, Estrela concilia duas atividades profissionais, de fotógrafo e assessor do prefeito Gustavo Mendanha, no entanto ele afirma que a primeira área de atuação fica em segundo plano: “A gente tem que correr atrás do pão, e infelizmente, pela cultura brasileira, uma exposição fotográfica não gera renda. Graças ao meu trabalho na área da política, eu consigo capturar cenas que me ajudam na exposição, inclusive muitas fotos que serão exibidas foram tiradas durante o meu trabalho”.

Além do retorno financeiro, Rodrigo aponta outro fator que o prejudicou na hora de realizar os cliques: “Para mim outra dificuldade profissional está ligada à questão do equipamento. Eu não tenho condições de ter uma ferramenta para fazer fotos áreas e realizar um trabalho mais aprofundado”.  Mas, apesar dos desafios da profissão, Rodrigo continua se dedicando à fotografia e transmitindo novos olhares por meio das lentes: “Hoje, eu sigo sem parar nas leituras, porque na fotografia se você não cria esse hábito de estudar e observar novas imagens fica complicado”.

Fotografia

Rodrigo Estrela destaca que tem uma preferência em relação à temática das imagens captadas: “Prefiro fotografar a natureza, mas adoro fotojornalismo. Não gosto de foto estática, eu gosto de movimento”.  Outra tendência no trabalho do fotógrafo está relacionada às cores, já que ele utiliza a técnica do ‘preto e branco’ que, em sua opinião, contribui para infundir uma maior ‘dramatização’ nas imagens e aumentar a durabilidade do trabalho: “Se você pegar uma foto colorida da década de 1980, você percebe um desgaste nas cores. Imagens pretas e brancas permitem a eternização da fotografia”. 

Outra característica marcante nos trabalhos de Rodrigo Estrela é utilizar muitas linhas nas fotos, sejam elas na vertical ou horizontal. “Eu trabalho muito com linhas para levar o olhar da pessoa ao que eu desejo enfatizar. Na fotografia, existem regras que não precisam ser seguidas, mas, como fui militar, acabei me apegando às regras – mesmo sabendo que nem sempre é preciso segui-las eu corro atrás delas!”, finaliza o fotógrafo.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Exposição fotográfica ‘Olhares para Aparecida’

Quando: de terça-feira (20) até 15 de março de 2018

Onde: Hotel Real Executive (Av. Dona Maria Cardoso, Qd. 98, Lt. 01, s/nº, Vila São Tomaz – Aparecida de Goiânia)

Horário: de segunda a sábado das 9h às 21h

Entrada gratuita 

Veja Também