Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis ganha Dossiê

Material reúne série de manifestações e elementos que compõem a Festa do Divino e é fruto de trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica de Superintendência do Iphan

Postado em: 12-03-2018 às 14h26
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis ganha Dossiê
Material reúne série de manifestações e elementos que compõem a Festa do Divino e é fruto de trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica de Superintendência do Iphan

A primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, participaram no sábado (10) do lançamento do Dossiê da Festa do Divino Espírito Santo, de Pirenópolis. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan – GO), o evento foi realizado no Escritório Técnico da Instituição, no município, com a participação da superintendente em Goiás, Salma Saddi.

O Dossiê da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis reúne diversas manifestações e elementos que compõe a Festa do Divino e é fruto de trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica da Superintendência do Iphan, em Goiás, e do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan. Trata-se de um documento de referência para a compreensão da celebração e o papel que ela desempenha para a formação e fortalecimento da identidade cultural local.

O lançamento da publicação é consequência dos estudos feitos para o registro da festividade, e se destina a valorizar a manifestação cultural, por meio da promoção de conhecimento, tanto entre os participantes da Festa e a população local, quanto entre os demais setores da sociedade civil. Segundo Salma Saddi, o Dossiê será repassado gratuitamente para todas as escolas e instituições de Pirenópolis.

Continua após a publicidade

Na ocasião, também foi inaugurada a exposição dos trabalhos das Oficinas de Salvaguarda, realizadas no segundo semestre de 2017, que transmitiram aos alunos da rede pública de ensino conhecimentos sobre o modo tradicional de confeccionar as flores de papel, máscaras, bordados e estandartes, que são elementos integrantes da Festa do Divino.

O acervo da exposição foi produzido por 150 estudantes, de cinco escolas de Pirenópolis, sendo três da rede estadual e duas municipais. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Iphan, Governo de Goiás, a Comissão Pirenopolina de Folclore e a Prefeitura Municipal. A mostra fica em cartaz de 12 a 16 de março, no Escritório Técnico do Iphan em Pirenópolis, com entrada gratuita.

Tradição

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis é considerada uma das mais tradicionais festividades religiosas de todo o país, reconhecida pelo Iphan em 2010, como Patrimônio Cultural do Brasil. Inscrita no Livro de Registro das Celebrações, a festa ocorre desde 1819, sempre no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. Durante quase 30 dias, a comunidade pirenopolina se envolve em novenas, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, que envolvem a zona rural e urbana em busca das bênçãos do Divino. 

Veja Também