19 de dezembro de 2018 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Religiosidade
12/03/2018 | 14h26
Festa do Divino Espirito Santo de Pirenópolis ganha Dossiê
Material reúne série de manifestações e elementos que compõem a Festa do Divino e é fruto de trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica de Superintendência do Iphan

A primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, participaram no sábado (10) do lançamento do Dossiê da Festa do Divino Espírito Santo, de Pirenópolis. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan - GO), o evento foi realizado no Escritório Técnico da Instituição, no município, com a participação da superintendente em Goiás, Salma Saddi.

O Dossiê da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis reúne diversas manifestações e elementos que compõe a Festa do Divino e é fruto de trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica da Superintendência do Iphan, em Goiás, e do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan. Trata-se de um documento de referência para a compreensão da celebração e o papel que ela desempenha para a formação e fortalecimento da identidade cultural local.

O lançamento da publicação é consequência dos estudos feitos para o registro da festividade, e se destina a valorizar a manifestação cultural, por meio da promoção de conhecimento, tanto entre os participantes da Festa e a população local, quanto entre os demais setores da sociedade civil. Segundo Salma Saddi, o Dossiê será repassado gratuitamente para todas as escolas e instituições de Pirenópolis.

Na ocasião, também foi inaugurada a exposição dos trabalhos das Oficinas de Salvaguarda, realizadas no segundo semestre de 2017, que transmitiram aos alunos da rede pública de ensino conhecimentos sobre o modo tradicional de confeccionar as flores de papel, máscaras, bordados e estandartes, que são elementos integrantes da Festa do Divino.

O acervo da exposição foi produzido por 150 estudantes, de cinco escolas de Pirenópolis, sendo três da rede estadual e duas municipais. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Iphan, Governo de Goiás, a Comissão Pirenopolina de Folclore e a Prefeitura Municipal. A mostra fica em cartaz de 12 a 16 de março, no Escritório Técnico do Iphan em Pirenópolis, com entrada gratuita.

Tradição

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis é considerada uma das mais tradicionais festividades religiosas de todo o país, reconhecida pelo Iphan em 2010, como Patrimônio Cultural do Brasil. Inscrita no Livro de Registro das Celebrações, a festa ocorre desde 1819, sempre no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. Durante quase 30 dias, a comunidade pirenopolina se envolve em novenas, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, que envolvem a zona rural e urbana em busca das bênçãos do Divino. 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)