16 de dezembro de 2018 - domingo

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Espiritulidade
12/03/2018 | 17h25
Documentário sobre o médium João de Deus será exibido na próxima quarta-feira
O projeto “João de Deus — O silêncio é uma prece”, será apresentado gratuitamente no Cine Brasília

A trajetória de João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus será exibida nos cinemas em um documentário na próxima quarta-feira (14). O projeto teve inicio há cinco anos, pelo cineasta carioca Candé Salles que teve total liberdade para filmar o que quiser com permissão do próprio médium.

Sem definição de limites e atento aos movimentos na Casa Dom Inácio de Loyola (sede para os feitos de João de Deus), Candé Salles partiu para a investigação de fenômenos que desafiam a mera racionalidade, como a forte impressão sentida diante da cura da mulher de um amigo, que disse ter superado um câncer na cabeça graças a João. Começaram aí a pesquisar o poder emanado pelo médium que fixou residência em Abadiânia (interior de Goiás).

Ao consultar sobre a disponibilidade de João para a realização do filme, que tem duração de 80 minutos, Candé assumiu uma missão: teria que buscar uma espécie de autorização do Doutor Augusto de Almeida, espírito costumeiro na lida de João de Deus. “Falei da minha vontade com o filme, sobre a escolha do tema, e fui surpreendido quando ele disse: ‘Fui eu que te escolhi’. Houve, então, a sinalização, mas ele me alertou que eu estava ‘sujo’, completando: ‘Deixa eu te limpar’. Ali, começou minha viagem de autoconhecimento e o processo de entendimento”, observa o cineasta.

Com a produção de João de Deus — O silêncio é uma prece, o diretor percorreu circuito em cidades da Alemanha, da Suíça e dos Estados Unidos. Também foi mostrado no Festival do Rio e com direito a três sessões lotadas no MIS (São Paulo).

Em paralelo às obras de caridade, a vida pessoal de João de Deus está repassada no documentário. Há 19 anos juntos, Ana Teixeira e João de Faria viram a câmera de Candé Salles captar até mesmo o pedido de casamento, feito por Ana, há três anos. Mesmo a fase difícil, quando o médium seguiu para o Hospital Sírio-Libanês a fim de tratar de um câncer no estômago. O longa- metragem trouxe também um material inédito, uma imagem de arquivo do encontro de João de Deus com Chico Xavier.

Foto: Divulgação

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)