‘Balanço Geral nos Bairros’: projeto consolidado de cidadania

Trata-se de mutirão de serviços que chama a atenção da sociedade para a questão do direito à cidadania

Postado em: 21-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Balanço Geral nos Bairros’: projeto consolidado de cidadania
Trata-se de mutirão de serviços que chama a atenção da sociedade para a questão do direito à cidadania

Ciente da importância da inclusão social das pessoas, da garantia do direito à educação, à saúde, à profissionalização, à assistência social, ao lazer, à convivência familiar e comunitária, a Record TV Goiás iniciou, em fevereiro de 2010, o projeto Balanço Geral nos Bairros. Trata-se de mutirão de serviços que chama a atenção da sociedade para a questão do direito à cidadania. 

A primeira edição começou tímida, no espaço existente ao lado do Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, mas a população queria ver de perto como era um programa ao vivo, e, além disso, se beneficiar de tudo o que seria oferecido. 

Continua após a publicidade

Em um mesmo dia e local, foi possível emitir documentos, receber atendimento médico e odontológico. Muita gente que nunca havia tido uma carteira de identidade ou título de eleitor, por exemplo, saiu de lá passando a fazer parte das estatísticas oficiais – todos esses serviços aliados à diversão e ao lazer.

Do início ‘acanhado’ até hoje, já se passaram 84 edições do evento. A média de pessoas no evento é de 10 mil pessoas, tendo atingido um recorde na edição em comemoração aos 80 anos de Goiânia, em outubro de 2013,quando mais de 25 mil pessoas estiveram no Setor Morada do Sol, região oeste da Capital.

Uma vez a cada mês, quase sempre no último sábado, toda a estrutura de um programa ao vivo é levada a um bairro da Capital ou um município do interior. Cerca de 100 profissionais da emissora são mobilizados.

O envolvimento começa na escolha do local, viabilidade técnica da transmissão, estudo da população a ser atendida, que serviços a comunidade mais necessita, envio de ofícios aos órgãos de segurança e parceiros das atividades – dentre outros detalhes.

Em dia de Balanço Geral nos Bairros, pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem atendimento gratuitamente. 

A transmissão do Balanço Geral é a partir das 13h sob o comando de Oloares Ferreira. O momento mais esperado a cada Balanço Geral nos Bairros é o sorteio dos grandes prêmios – como um caminhão repleto de móveis, material de construção para reformar ou construir, um ano de supermercado grátis e, mais recentemente, uma bolsa de estudos para um curso de graduação superior.

“A cada edição, novos parceiros, confiantes no alcance social do projeto, juntam-se ao time, o que reforça que a emissora está no caminho certo, estimulando e valorizando serviços em prol da cidadania, utilizando esse poderoso instrumento de massa que é a televisão”, comemora o diretor executivo da Record TV Goiás, Marcos Silva. 

Veja Também