Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bem Preparadas: empreendedorismo feminino

Iniciativa contribui para diminuição da violência feminina e ensina mulheres a terem independência financeira

Postado em: 21-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bem Preparadas: empreendedorismo feminino
Iniciativa contribui para diminuição da violência feminina e ensina mulheres a terem independência financeira

SABRINA MOURA*

Continua após a publicidade

O portal Bem Separadas, idealizado por Valéria Ruiz, lança o projeto Bem Preparada, que apoia, de forma prática, mulheres que passaram ou estão no processo de separação e que desejam ter sua independência financeira. A iniciativa também contribui para a diminuição do ciclo de violência feminina. O curso on-line contém oito módulos com temas como Identificando suas Paixões, Construindo um Produto, Formatação de Preço e Inovação.

A idealizadora, Valéria Ruiz comenta como surgiu a ideia do projeto: “Dentro dos três anos de portal Bem Separadas, eu percebi que o que mais impactava para a mulher no momento de pensar em se separar – ou depois da separação – era a questão da dependência financeira. Ela (a mulher) ficava em um relacionamento (às vezes até violento), porque ela achava que não ia conseguir se sustentar, por não ser independente financeiramente”.

História

Valéria Ruiz foi quem fundou, em maio de 2015, o Bem Separadas, após vivenciar o processo de separação. Desde então, o portal busca acolher, orientar e dar suporte a mulheres que romperam relacionamentos. São textos e vídeos, produzidos pela própria idealizadora e também por uma equipe de mais de 15 especialistas colaboradores, que abordam o assunto nos mais variados aspectos que impactam a separação.

“Foi através da minha própria experiência: fiquei 19 anos casada. Sofri todos os impactos da separação, e, através das minhas dificuldades, eu resolvi contribuir com a vida de outras mulheres”, conta Valéria. “Eu consegui entender que eu poderia mesmo contribuir e ajudar a mulher a ter independência financeira com o empreendedorismo”, completa.

Com três anos de existência, o portal já alcançou todos os estados do País e até acessos pelo mundo como da Austrália e do Japão. “É um projeto delicado. Muitas mulheres conseguiram, por meio do nosso apoio, se ajudar entre si. Já tivemos casos com depoimentos de mulheres que pensavam em tirar a própria vida. Depois de entrarem no projeto, elas começaram a enxergar novos horizontes e, atualmente, estão super bem”.

‘Bem Preparadas’

O projeto tem como objetivo ensinar as mulheres a entenderem quais são seus pontos fortes, suas capacidades e suas paixões, transformando o autoconhecimento em uma oportunidade de negócio, tendo, ao no fim do curso, os resultados financeiros. O curso está destinado a todas as mulheres que entendam o valor da independência financeira, fazendo com que elas possam estruturar o próprio negócio e, assim, passem a se sustentar, provendo para a família tanto as necessidades básicas quanto os sonhos – até então distantes. “Queremos trazer também para a mulher ‘bem casada’ essa independência financeira para que ela não tenha a necessidade de pedir dinheiro para o marido para comprar, por exemplo, uma bolsa”, acrescenta Valéria.

Valéria, que teve seu primeiro contato com o empreendedorismo aos 16 anos de idade, comenta a importância da capacidade de coordenar e realizar os próprios projetos: “O projeto é para todas as idades, dou o maior apoio, nunca é cedo nem tão tarde para empreender. O empreendedorismo é algo lindo, muito legal que qualquer idade pode sim mergulhar neste mundo”.

A bandeira levantada pelo Bem Preparadas não é só da independência financeira para fins de sustentar a família, mas também da capacidade da mulher de fazer escolhas, estar onde ela quiser, e, principalmente, realizar seus sonhos. 

“É muito importante e fundamental que esse assunto venha, cada vez mais,  para discussão. Nós ainda vivemos em uma sociedade muito machista e patriarcal; a desigualdade é algo gritante. É preciso trazer a mulher para a consciência dos seus direitos e a nossa luta pela igualdade de humanidade. Não queremos ser melhor, nem igual; pelo contrário, queremos a igualdade de direitos como ser humano”, finaliza Valéria.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Projeto ‘Bem Preparadas’

www.bempreparadas.com.br

E-mail: c[email protected]

Mais informações e inscrições: (62) 98100-3881  

Veja Também