Conheça alguns museus relacionados a práticas esportivas

Espaços objetivam conservar, estudar e expor atividades enraizadas na vida do ser humano

Postado em: 09-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça alguns museus  relacionados a práticas esportivas
Espaços objetivam conservar, estudar e expor atividades enraizadas na vida do ser humano

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

Conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor histórico, cultural e político: essa é uma das possíveis definições para um museu. Contudo, muito além de exibir objetos ou estudos acerca de algo, o museu colabora para preservação da memória. Em vista disso, ao longo dos anos, cria espaços voltados para uma prática que está enraizada na vida social, o esporte.

Quem nunca passou a famosa tarde de domingo assistindo a um jogo na televisão ou no estádio? Não jogou frescobol, vôlei, futebol em uma quadra, ou até mesmo na área da praia? Vibrou com os amigos quando o time do coração estava liderando o campeonato? O esporte faz parte da cultura não só dos brasileiros, mas também de vários países. Pensando nisso, o ViajaNet, agência de viagens on-line, preparou uma lista com alguns museus dedicados ao esporte no mundo todo, e o Essência aderiu à ideia. Que tal visitar um desses espaços durante a viagem? 

Museu 

De acordo com a definição do Conselho Internacional de Museus (Icom), museu é “uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade”. O Conselho, que é uma organização não governamental internacional, sem fins lucrativos, se dedica a elaborar políticas internacionais para esses espaços de conservação da memória.

Acredita-se que a origem dos museus esteja relacionada ao hábito humano do colecionismo, que nasceu junto à própria humanidade. Desde a Antiguidade, o homem, por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material – o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo. Os homens primitivos, por exemplo, já reuniam vários tipos de artefatos, como os achados em tumbas comprovam.

Entretanto, somente por volta do século 17, foi que o museu se consolidou como mais ou menos o conhecemos hoje. Atualmente, além das mudanças e aperfeiçoamentos que ocorrem nas instituições, os museus deixaram de ser apenas um espaço de acúmulo de objetos para assumirem um importante papel na interpretação e perpetuação da cultura, na educação do homem, no fortalecimento da cidadania e do respeito à diversidade cultural e no incremento da qualidade de vida. 

Museus esportivos

Os museus esportivos, assim como qualquer outro espaço dedicado à preservação da memória, objetivam contribuir para a preservação e divulgação das práticas esportivas. Independente se a modalidade é individual ou coletiva, com fins de recreação ou manutenção do condicionamento corporal e da saúde, competitivas ou não, o principal intuito é mostrar estudos, objetos e a história dessas práticas.   

Australian National Surf Museum – Torquay, Austrália

O Museu do Surfe, na Austrália, é destino imperdível para quem tem planos de visitar Torquay, considerada capital mundial do esporte. As ondas de Bells Beach – principal praia da cidade – chegam a 5 metros de altura e atraem milhares de entusiastas do surfe todos os anos. A apenas dez minutos da praia, o museu foi construído, em 1993, e resgata a história da modalidade esportiva na Austrália e no mundo, com registros fotográficos que expõem a trajetória dos principais nomes do surfe e artigos usados em campeonatos antigos.

Hockey Hall of Fame – Toronto, Canadá

Localizado em Toronto, o hall da fama do hóquei reúne algumas réplicas dos mais importantes troféus conquistados por times canadenses da modalidade no gelo nas últimas décadas. Além disso, uma comissão de ex-jogadores, dirigentes, técnicos e entendidos do esporte se reúne, todos os anos, para eleger atletas para serem eternizados nas paredes do museu. Uma pista de gelo, que simula uma partida de hóquei de verdade, é uma das atrações mais divertidas. Nela, o participante pode se arriscar a ser o goleiro defendendo tiros da versão robotizada de Wayne Gretzky – maior jogador do esporte da história.

Museu do Futebol – São Paulo, Brasil

O futebol, considerado o esporte oficial do Brasil, também merece um espaço voltado só para ele no País. Localizado no piso térreo do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol SP é um dos mais frequentados do País. A exibição é distribuída em 15 salas temáticas e, de forma interativa, explica como o esporte chegou ao País e se tornou parte da história e cultura brasileira. A Sala dos Gols apresenta jogadas e gols extraordinários que se passaram em território nacional. Já a Sala do Rádio celebra narrações memoráveis.

Museum Schumacher – Colônia, Alemanha

Será inaugurado, em breve, o Museum Michael Schumacher, que reunirá o acervo do heptacampeão de Fórmula 1. A vida do ex-piloto será narrada por meio de seus objetos pessoais, sua extensa coleção de automóveis e das máquinas pilotadas pelo craque. O espaço ainda contará com um hotel temático, restaurantes, salas de conferências e eventos e teatro. O museu, que deve atrair mais de 100 mil visitantes por ano, terá entrada gratuita. Serão expostos 20 carros usados por Schumacher – dentre eles, os sete com os quais foi campeão mundial.

Museu Olímpico – Lausanne, Suíça

Narrando as histórias dos Jogos Olímpicos contemporâneos e da antiguidade, o Museu Olímpico na Suíça é um dos pontos mais visitados. Interativo e moderno, o espaço possui um acervo de mais de 10 mil peças – tochas olímpicas, medalhas, mascotes de todas as edições, maquetes dos estádios, ginásios e vilas, uniformes, equipamentos e muito mais. O Olympic Park, que apresenta versões menores de pistas olímpicas, caixas de areia e campos de futebol também faz parte da atração e faz a alegria da criançada.

Museu Pelé – Santos, São Paulo

Localizado nos antigos casarões da cidade de Santos, que foram reconstruídos para acomodar a instituição, o Museu Pelé foi inaugurado, em 2014, como parte dos eventos da Copa do Mundo, visando a narrar e eternizar a trajetória bem-sucedida do Rei do Futebol. O espaço possui um acervo que compreende 2.545 itens, a exibição é repleta de fotografias, chuteiras, camisas, troféus, taças e outros objetos relacionados à história de Pelé, bem como recursos tecnológicos que auxiliam as exposições que integram o museu. Os visitantes também podem se divertir com os painéis interativos cobrando pênaltis virtuais, tendo a velocidade de seus chutes computadas.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

Veja Também