Opções de destinos para os próximos feriados de 2018

Conheça seis locais para se aventurar nos próximos dias livres

Postado em: 16-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Opções de destinos para  os próximos feriados de 2018
Conheça seis locais para se aventurar nos próximos dias livres

GABRIELLA STARNECK*

Continua após a publicidade

O Carnaval e a Semana Santa já passaram, mas a expectativa dos brasileiros para os próximos feriados não diminui. E, diante da espera para curtir os próximos dias de folga, nada melhor do que, além de sonhar, também planejar uma viagem para ter um feriado ‘daqueles’. Para aproveitar essas datas de uma forma diferente, o Essência traz uma lista, apresentada pelo Kayak (ferramenta de planejamento de viagens do mundo), de seis destinos para quem deseja se aventurar. 

Até o fim de 2018, os brasileiros poderão aproveitar pelo menos mais cinco feriados, possivelmente prolongados, (Dia do Trabalhador, Corpus Christi, Independência do Brasil, Finados e Proclamação da República). Para as pessoas que residem em municípios que aderem o feriado da Consciência Negra, no fim do ano elas poderão aproveitar mais três dias de descanso – caso emende. Então vale a pena ficar ‘antenado’ aos possíveis destinos para curtir as próximas folgas. 

Deserto do Atacama

O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio, cai, neste ano, em uma terça-feira. Para quem não for trabalhar no sábado nem na segunda-feira – já que, às vezes, os estabelecimentos emendam o feriado – uma boa alternativa é conhecer o Deserto do Atacama. Localizado predominantemente no Chile, é considerado um dos desertos mais secos do mundo e tem cerca de 105 mil quilômetros quadrados. 

Mas para quem acha que no deserto só se encontram dunas de areia, aí vai uma novidade: em um dos desertos mais áridos do mundo é possível encontrar lagos a 4 mil metros de altitude, desertos de sal, uma incrível vida selvagem e um lago cheio de flamingos. Ao longo da região há alguns vilarejos, como San Pedro de Atacama, que oferecem ótimas estruturas de hospedagem – de albergues a hotéis all inclusive.

Para chegar ao Deserto do Atacama, o primeiro passo é pegar um voo até Santiago, no Chile; depois, um voo direto de Santiago a Calama. Se você pretende se hospedar em San Pedro de Atacama, é recomendável contratar um transfer do Aeroporto de Calama até a cidade.

Amazônia

Já para curtir os dias de folga do Corpus Christi, a expectativa é que o feriado emende – já que em 2018 o dia 31 de maio vai ser uma quinta-feira. Caso seja prolongado, uma boa pedida é uma viagem interestadual. A Amazônia é uma das apostas para o período. A maior floresta tropical do mundo possui cerca de um milhão de espécies de animais e é perfeita para quem busca um descanso em meio à natureza. Uma série de passeios, como trilhas na mata fechada, acampamentos na selva, cachoeiras e rios e observação de animais fazem parte do roteiro de aventura.

Cidades como Presidente Figueiredo e Novo Airã são ótimas para se fazer esportes em cachoeiras e corredeiras ou observar animais selvagens. Se você deseja uma experiência completa junto a fauna e a flora, se hospede em um hotel na selva – a maioria oferece diárias com refeições e passeios já inclusos. A porta de entrada da Floresta Amazônica é Manaus e a melhor forma de chegar é pegando um voo até a cidade.

Possivelmente, o feriado de Independência do Brasil também será prolongado – já que o dia 7 de setembro é exatamente em uma sexta-feira. Para quem tiver a sorte de ter o dia de folga estendido, é perfeito para se aproveitar o começo da primavera com sol e aventuras em Jericoacoara, no Ceará. A vila de pescadores, localizada a 300 km de Fortaleza, oferece opções de passeios para todos os gostos.

Para quem curte surf, as praias de Jericoacoara são ótimas para iniciantes. Já o kitesurf e windsurf são esportes muito populares na região. Outras opções são passeios de quadriciclos, que também fazem sucesso entre os turistas, ou uma corrida até a lagoa do Cavalo Marinho. 

Para fechar o dia, o turista pode apreciar o o fim de tarde no alto da Duna do Pôr do Sol, de 30 metros – uma vista espetacular. A vila oferece diversas opções de hospedagem em pousadas. Para se chegar a Jericoacoara é preciso pegar um voo até o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, e dirigir-se à vila por meio de um aluguel de carro.

Brotas

Para os três dias de Finados, entre 2 e 4 de novembro (caso emende) Brotas é uma ótima opção de destino ideal. A cidade está localizada no interior de São Paulo, e é conhecida como a ‘capital do turismo de aventura’. Dentre as atrações, estão tirolesa, rapel, banana boat, stand up paddle e o rafting, principal atração de Brota, em que botes percorrem cerca de 9km e enfrentam corredeiras no Rio Jacaré-Pepira. 

Mas para quem deseja um passeio mais tranquilo, mas sem perder a experiência de ter contato com a natureza, o local também oferece bons atrativos. Visitar as cachoeiras e piscinas naturais são algumas opções para tornar a viagem ainda mais gostosa. A região oferece diversas opções de hospedagem, entre pousadas e hotéis. É possível chegar a Brotas pegando, por exemplo, um voo ao Aeroporto de Campinas e por meio de um aluguel de carros dirigir cerca de 140km até a cidade.

Arquipélago de Los Roques 

Para poder se planejar mais, já que é um destino fora do País, uma boa opção é visitar o Arquipélago de Los Roques, na Venezuela, durante o feriado da Proclamação da República – que deve se estender de 15 a 18 de novembro. O destino é uma boa opção para quem deseja dar um bom mergulho no fundo do mar. As belas paisagens de praias desertas, que misturam os tons da areia com a água do mar, já encantam o público, mas basta um simples mergulho com snorkel para ficar ainda mais impressionado e entender por que a viagem vale a pena. 

É possível contemplar diversas espécies de peixes, corais, estrelas-do-mar e até tubarões e golfinhos. Os ventos fortes também fazem da ilha um ótimo lugar para praticar kitesurf e windsurf. As melhores opções de hospedagem em Los Roques estão na ilha de Gran Roque, onde se encontram grande parte dos moradores. Não há voos diretos entre o Brasil e Los Roques, por esse motivo, a melhor forma de chegar é através de voos até Caracas e, de lá, pegar outro voo até o arquipélago.

Chapada Diamantina

Embora o dia da Consciência Negra não seja um feriado nacional, alguns municípios acabam aderindo à data como feriado. Para aqueles que residem nessas cidades, há grande chance que o feriado se estenda por três dias – entre 18 e 20 de novembro – último feriado prolongado de 2018. Uma opção é curtir os dias de descanso na Chapada Diamantina. 

O destino reúne o que o ecoturismo oferece de melhor: um passeio na Cachoeira da Fumaça, uma visita à Gruta Azul ou trekking pelo Vale do Paty. Reconhecida como a ‘capital turística da Chapada’, Lençóis é a cidade ideal para se hospedar, com ótimos hotéis e restaurantes. A cidade está localizada a 400km de Salvador.

Uma visita ao Morro do Pai Inácio para assistir ao pôr do sol é a mais tradicional atração pela Chapada Diamantina. Para a maioria dos passeios recomenda-se a companhia de um guia profissional e preparo para se impressionar com as maravilhosas paisagens. Para chegar à Chapada Diamantina é preciso pegar um voo de Salvador para Lençóis (Aeroporto Coronel Horácio de Matos). Para quem gosta de viajar com mais liberdade, é possível alugar um carro e dirigir de Salvador para Lençóis. A viagem dura cerca de cinco horas.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

Veja Também