Quinta-feira, 28 de março de 2024

Karabtchevsky rege Filarmônica de Goiás nesta sexta-feira

Esta a terceira vez que Karabtchevsky se apresenta com a Filarmônica. Para interpretar a obra, foram convidados a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás e o Coro Sinfônico

Postado em: 20-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Karabtchevsky rege Filarmônica de Goiás nesta sexta-feira
Esta a terceira vez que Karabtchevsky se apresenta com a Filarmônica. Para interpretar a obra, foram convidados a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás e o Coro Sinfônico

O maestro Isaac Karabtchevsky é o convidado desta sexta-feira (20) para reger a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) no Centro de Convenções PUC. No repertório, o público poderá conferir, de forma gratuita, a Sinfonia Nº2 de Gustav Mahler – conhecida como Ressurreição. Em seguida, será apresentada a obra Piedade: Suíte Sinfônica”, do compositor brasileiro João Guilherme Ripper.

Esta a terceira vez que Karabtchevsky se apresenta com a Filarmônica. Para interpretar a obra, foram convidados a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás e o Coro Sinfônico de Goiânia. A soprano Camila Titinger e a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti também participarão da execução. A entrada para o concerto é gratuita.

Continua após a publicidade

Maestro

Isaac Karabtchevsky, nascido em São Paulo, estudou regência e composição, na Alemanha, sob orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. Atuou como regente titular e diretor artístico em prestigiadas orquestras e teatros internacionais como Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro (desde 2004); Sinfônica de Porto Alegre (2003 a 2010); Orchestre National des Pays de la Loire, na França (2004 e 2009); Orquestra Tonkünstler, de Viena (1988 a 1994); Teatro la Fenice, em Veneza (1995 a 2001); e Orquestra Sinfônica Brasileira (1969 a 1996).

O maestro já recebeu diversas homenagens ao longo de sua carreira. Além de ter sido considerado pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos do país, ele foi agraciado com a Ordem do Ipiranga, no grau de Grande Oficial, pelo Governo do Estado de São Paulo, e também foi homenageado, em 2015, pela escola de samba Unidos de Vila Isabel com o seguinte enredo: “O maestro brasileiro está na terra de Noel. A partitura Azul e Branca da nossa Vila Isabel”. 

Karabtchevsky é, desde 2011, diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis, tendo sido um dos grandes responsáveis pelo salto qualitativo dessa orquestra. Desde os anos 70, Karabtchevsky tem desenvolvido uma das carreiras mais brilhantes no cenário musical brasileiro, atuando, por exemplo, no projeto Aquarius, que reuniu, durante anos, milhares de pessoas, ao ar livre, e favoreceu, desta forma, a formação de um público sensível à música de concerto. 

SERVIÇO

Concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) sob regência de Isaac Karabtchevsky

Quando: sexta-feira (20) às 20h30

Onde: Centro Convenções da PUC (Câmpus II, Avenida Engler, nº 507, Jardim Mariliza – Goiânia)

Entrada gratuita 

Veja Também