‘Ponto de encontro de escritores, músicos e artistas’

Arraial d’Ajuda oferece aos visitantes mais de 20 quilômetros de praia em clima repleto de traquilidade

Postado em: 21-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Ponto de encontro de  escritores, músicos e artistas’
Arraial d’Ajuda oferece aos visitantes mais de 20 quilômetros de praia em clima repleto de traquilidade

SABRINA MOURA*

Arraial d’Ajuda é um distrito do município de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. A vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções de estilo único. Enquanto Porto Seguro é conhecida pela agitação, Arraial d’Ajuda mantém as características de um pequeno vilarejo. O clima de tranquilidade está presente no centrinho e nas suas ruas de paralelepípedo.

Continua após a publicidade

O aeroporto de Porto Seguro é o mais próximo de Arraial, a cerca de 8km do centrinho do balneário. Aos que optarem por desembarcar em Salvador, a distância é de aproximadamente 700km, sendo necessário encarar algumas horas de viagem até chegar à vila. De avião, carro ou ônibus, só é possível chegar a Arraial  embarcando em balsas que partem diariamente de Porto Seguro em direção ao balneário. A cidade se localiza do outro lado do Rio Bunharém, e não existe outra maneira de chegar até ela. A melhor dica é: esqueça tudo ao seu redor e aproveite o que a cidade tem a oferecer.

Bairros

Na extensão do caminho que liga o Centro de Arraial d’Ajuda a Porto Seguro encontra-se o bairro Quintas do Arraial, que é conhecido como Estrada da Balsa, mesmo nome de sua via principal. O Quintas do Arraial está localizado entre o mar e uma planície de inundação. Possui hotéis, pousadas, barracas de praia, condomínios, e casas de luxo. Há também um parque aquático, um centro hípico e estabelecimentos comerciais.

O Centro de Arraial se destaca pelos atrativos turísticos, como restaurantes, bares e locais de interesse histórico, destacando-se a Praça da Igreja, o Centro Histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e diversas lojas de artesanato. A Rua do Mucugê é o principal atrativo turístico da cidade com restaurantes, bares, galerias de arte, dentre outros atrativos.

Atrativos culturais

Conhecida como a rua mais charmosa do Brasil, a Rua do Mucugê reúne comércio variado e restaurantes com culinárias diversificadas. Pela noite, os bares apresentam música ao vivo para todos os públicos. Lembranças e presentes podem ser adquiridos nesse local, que possui lojas com artigos dos mais simples aos mais glamorosos. A rua é uma mistura de charme e sofisticação que preserva a simplicidade da antiga vila de pescadores.

Construída em 1549 em homenagem aos primeiros jesuítas que chegaram à região, a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda é roteiro para os turistas e fieis. Arraial  é marcado por uma tradição de romarias. A pé ou a cavalo, antigamente famílias inteiras faziam suas peregrinações até a localidade no período de festa. Atrás da igreja, além da vista exuberante da Praia de Mucugê, existe uma fonte de água pura, considerada milagrosa por muitos.

O Beco das Cores é uma charmosa viela cheia de lojinhas e restaurantes, dentre eles, o turista encontra cachaçarias, pizzarias e até restaurante de comida japonesa. Ao caminhar pelo beco, é possível curtir uma ótima atmosfera e decoração, de um local rústico e charmoso. 

Entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, se localiza a Ilha dos Aquários, o local possui atrações para crianças e adultos, e também shows e muita dança. A dica é chegar cedo para desfrutar das visitas guiadas pelos aquários.

Praias

A Praia da Pitinga é a principal de Arraial, sendo mais movimentada que as outras. Mesmo assim, ela consegue ser um lugar tranquilo, com ótima infraestrutura para turistas, uma paisagem incrível, areia é fofa, águas calmas, cálidas e cristalinas. Ela é um lugar ideal para quem gosta de se encantar com belezas naturais e com todas as surpresas que a natureza nos reserva. Toda fama e título de uma das mais belas são facilmente justificados quando o turista avista suas belezas pela primeira vez.

A Praia de Taípe é uma das mais belas do local. O local contém características paradisíacas, areia branquinha, águas verdes cristalinas – onde se encontra uma Lagoa Azul – e grandes falésias. Assim como a Praia da Pitinga, a Praia do Taípe possui algumas falésias incríveis – foram muitas vezes intituladas  “as mais belas da Bahia”. Elas são as grandes estrelas da paisagem e trazem uma experiência visual incrível para todos os visitantes. 

Praia de Mucugê é a mais acessível. Atrás da Rua Mucugê, encontra-se essa praia, que é dotada de águas tranquilas, longas faixas de areia e fortes ventos. Mucugê é adorada pelos praticantes de Kitesurf e demais esportes náuticos.

A Praia de Araçaípe é simples, com águas esverdeadas e areia fina. Quando sua maré está baixa, são formadas piscinas naturais, fazendo dela ainda mais interessante. Ela tem uma ótima infraestrutura e duas barracas animam sua orla: a Sting e a Corujão. Nelas, encontram-se música ao vivo, petiscos e muita dança.

A Praia do Parracho fica bem perto da Praia do Mucugê. Ao seguir um pouco para à direita, é possível chegar até ela. Algumas pessoas até fazem este percurso a pé para aproveitar ainda mais a natureza e as belezas naturais de Arraial d’Ajuda. Esta praia é bem parecida com a Mucugê, porém bem menos movimentada e conta com uma presença maior dos jovens. Durante o fim de ano, a curtição é melhor com muita gente curtindo a virada com muito estilo, azaração e música boa. A água da praia é bem tranquila e clara com diferentes tonalidades de azul, similar às águas do Mucugê. Uma dica para quem quer aproveitar a praia ao máximo são as caminhadas logo pela manhã, que possibilitam curtir as maravilhas da praia em um horário mais tranquilo.

A Praia do Apaga Fogo é a praia de Arraial  mais próxima de Porto Seguro. Quem vai da cidade até ele basta cruzar o Rio Buranhém de balsa. Ela é, na maior parte, frequentada pelos hóspedes dos vários hotéis da região. Essa praia é conhecida como um lugar bem tranquilo e bonito, com um mar calmo que encontra o rio e causa um efeito espetacular. Durante a maré baixa, também é possível aproveitar várias piscinas naturais de águas mornas, perfeitas para quem gosta de apenas entrar na água e esquecer do mundo. Existem recifes e corais pelas suas águas que complementam a sua paisagem. 

Uma outra opção fora as praias é o Arraial d’Ajuda Eco Parque. Considerado o maior parque aquático e ecológico da América Latina, ele se encontra na beira do mar da Praia do Mucugê, e é um local ideal para quem está viaja com crianças pequenas e adolescentes. O parque de alto padrão possui diversas possibilidades de aventuras e atrações de tirar o folego, como Toboáguas radicais, convencionais, com boia para quatro e oito pessoas e o rio lento.

(Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov )

Veja Também