Arquitetos apostam em decoração em miniatura

Profissionais trazem mini-decor dentro da CASACOR, com ambientes de apartamento de 550 metros quadrados em escala de 1X20 com a reprodução fiel de peças e adornos

Postado em: 23-05-2018 às 18h45
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Arquitetos apostam em decoração em miniatura
Profissionais trazem mini-decor dentro da CASACOR, com ambientes de apartamento de 550 metros quadrados em escala de 1X20 com a reprodução fiel de peças e adornos

Quem passar pela CASACOR GOIÁS 2018 vai conferir grandes tendências da decoração e do design, mas um ambiente em especial traz uma forma de apresentar um projeto de decoração inédita em Goiânia: a miniatura de apartamento completo mas em escala reduzida de 1×20, ou seja 20 vezes menor do que o original. A maquete está no ambiente Atelier, com 54 metros quadrados, assinado por Adriana Mundim e Fernando Galvão.

Eles criaram o ambiente de inspiração baseado  na vida e a obra do francês Claude Monet. Assim como o artista impressionista do século XIX mergulhava no jardim de sua casa para criar suas telas, eles criaram o espaço que simboliza a imersão que fazem para criar seus projetos. No lugar da tela, o objeto de criação é a maquete com as miniaturas, o ponto alto do espaço.

Continua após a publicidade

As  miniaturas reproduzem de peças de alto design no Brasil como as cadeiras Oscar e Mole, de Sérgio Rodrigues, a mesa Pétala de Jorge Zalszupin e a arandela da Ana Neute, além de todos os detalhes da decoração com móveis planejados, e projeto de iluminação. Para Adriana, o grande desafio foi pensar no decor sem o teto, já que a proposta é vista do alto. “Foi inusitado e ao mesmo tempo divertido pois abrimos mão de usar uma sanca ou um pendente, por exemplo”. 

A maquete representa um projeto real de decoração em desenvolvimento pela dupla, o Jardim de Monet, projeto de  alto padrão que será lançado ainda este ano FR Incorporadora e GVC Engenharia, mas já desperta interesse por ter atrativos como uma planta excepcional de 550 metros quadrados e uma piscina por andar. Segundo Adriana, a decoração foi pensada para trazer conforto aos moradores, dentro de um conceito de casa elevada, já que possui característica de uma residência em um edifício. 

“Mesmo em miniatura, ele tem toda riqueza de detalhes que de um apartamento bem elaborado. O legal foi ver as peças feitas com tanta perfeição. A nossa criação se realizou de uma forma tão diferente. O interessante foi ver tudo pronto, pois ficou perfeito”, diz.  Segundo o diretor da Arqcom Maquetes, Leon Costa, responsável pelo desenvolvimento da mini decor, esse foi um trabalho muito especial, pois ao contrário do que estão habituados a fazer, focou exclusivamente na decoração.

“O normal é fazermos a maquete do edifício, com alguns ambientes como as áreas comuns. Neste caso, o foco foi o interior com cada pequeno móvel, cada cadeira, e até mesmo cada ponto de luz, o que nos demandou mais detalhismo e dedicação”.  Segundo ele, foram 40 dias de trabalho baseados exclusivamente no projeto enviado pelos arquitetos envolvidos.

Ainda remetendo ao conceito do espaço, de ser um lugar de inspiração e criação, os autores convidaram também o arquiteto Alexandre Leite para fazer esboços à mão de estudos do projeto de  arquitetura em uma das paredes do ambiente. Mesmo com as soluções tecnológicas disponíveis, ele preserva o hábito de começar seus projetos pelo desenho à mão. A parede é um dos pontos mais fotografados pelos visitantes do ambiente, que traz tons vibrantes, elementos geométricos e com muito verde remetendo à arte impressionista do francês. 

Veja Também