Países de língua portuguesa terão Atlas do Patrimônio Cultural

A proposta é mapear o conjunto dos bens materiais e imateriais, dos países-membros, em plataforma disponível on-line

Postado em: 24-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Países de língua portuguesa terão Atlas do Patrimônio Cultural
A proposta é mapear o conjunto dos bens materiais e imateriais, dos países-membros, em plataforma disponível on-line

A produção de um Atlas do Patrimônio Cultural dos países de língua portuguesa é um dos principais resultados da primeira reunião da Comissão de Patrimônio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Salvador (BA). A proposta é mapear o conjunto dos bens materiais e imateriais, dos países-membros, em plataforma disponível on-line. O conteúdo será transformado em exposição itinerante para viajar o mundo, e divulgar nos territórios da CPLP a riqueza do Patrimônio Cultural preservado nos países. 

Com isso, a comunidade internacional poderá conhecer histórias como a da Cidade Velha, em Cabo Verde. Após o reconhecimento como Patrimônio Mundial, o sítio saltou de 3 mil para cerca de 100 mil visitantes por ano. O desafio para o país africano é, agora, tornar esse turismo mais sustentável e contribuir na geração de renda para a comunidade local.

A reunião da Comissão no Brasil uniu representantes de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Portugal, o secretariado da CPLP e autoridades brasileiras na área de Patrimônio Cultural. O evento ocorreu no Pestana Convento do Carmo, hotel histórico de 1586, que é referência de uso turístico de bens do Patrimônio Cultural no Brasil.

Continua após a publicidade

Cooperação multilateral

Durante a reunião, a Comunidade se propôs a criar um canal de divulgação de publicações especializadas produzidas pelos países membros. Também firmou-se o compromisso de oferecer à comunidade internacional cursos em gestão de patrimônio, com temáticas prioritárias aos países da CPLP. O primeiro curso, em 2019, será uma capacitação profissional, em listas indicativas de Patrimônio Nacional, com o propósito de desenvolver a expertise em inventariar bens culturais nacionais. Em 2020, será aberto um novo curso: Salvaguarda de Patrimônio Cultural Imaterial, cuja política brasileira é referência em todo o mundo.

O Brasil criou uma marca para a Comissão de Patrimônio Cultural da CPLP, na forma de uma flor de nove pétalas, com as cores das bandeiras de cada país, representando a união das nações. A marca simboliza o soneto Língua Portuguesa, do poeta parnasiano brasileiro Olavo Bilac, que em seu verso Última flor do Lácio inculta e bela, se refere ao idioma Português como a última língua derivada do latim falado no Lácio, região italiana. (Ascom/ MinC) 

Veja Também