Destino de belas piscinas naturais

Porto de Galinhas é lugar ideal para a prática de esportes náuticos como surf e mergulho

Postado em: 11-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Destino de belas piscinas naturais
Porto de Galinhas é lugar ideal para a prática de esportes náuticos como surf e mergulho

SABRINA MOURA*


Continua após a publicidade

Localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, a praia de Porto de Galinhas possui piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Inicialmente, a praia se chamava Porto Rico graças à sua abundância em pau-brasil. 

No período de escravidão no Brasil, ali era o principal ponto de comércio de escravos ilegais do nordeste brasileiro. Geralmente, os escravos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas-d’angola. Essas chegadas ilegais ao porto costumavam ser anunciadas pela frase ‘tem galinha nova no porto!’ Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas, se tornando um polo turístico na década de 1990.


Turismo

Para os visitantes que procuram variar as atividades para não ficar só nas areias das praias, a cidade turística mais importante Pernambuco, possui monumentos importantes e atividades diversas. O Convento de Santo Antônio é um dos mais antigos do Brasil. Fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época, Ministro Provincial da Custódia Franciscana, ele é considerado um bem do patrimônio artístico e histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1937. 

O convento é o único que possui a imagem de Jesus crucificado com as mãos para o alto, em uma cruz sem emendas. Segundo a lenda, em um dia de limpeza, um noviço quebrou o santo principal do altar, com medo de ser repreendido, foi à casa de seu tio, um importante comerciante, pedir ajuda. O combinado era que o tio, que estava para viajar a Portugal, traria dali uma nova imagem. Em meio a tantos compromissos profissionais, ele acabou se esquecendo da encomenda. 

A fim de remediar a situação, o tio do noviço saiu do navio, que o traria de volta ao Brasil, e se surpreendeu ao se deparar com um vendedor que oferecia a imagem de um Cristo com os braços levantados. Emocionado, o comerciante decidiu comprá-la e voltou ao navio para buscar o dinheiro do pagamento, contudo, ao retornar não encontrou mais o vendedor, apenas o santo.

Mesmo retornando com a imagem, o trabalho não estava terminado, afinal, ela precisaria de uma cruz. Sem saber onde procurar, o comerciante e seu sobrinho foram às matas do Engenho Trapiche e, novamente, se surpreenderam ao encontrar uma árvore com o formato exato de uma cruz. Depois desses fatos, o Santo Cristo, como a imagem é conhecida, ganhou fama e virou a peça mais importante do acervo do Convento de Santo Antônio.

Baobá é uma árvore com mais de 400 anos situada no distrito de Nossa Senhora do Ó.  Seu tronco é tão grosso é necessário mais de 20 pessoas para rodeá-lo. Ela foi plantada pelos escravos trazidos da África, e é considerado pelos povos africanos e de Oceania como a ‘árvore da vida’, chegando a superar os 1.000 anos.

O mergulho é um dos esportes aquáticos mais praticados em todo o litoral do município de Ipojuca. Existem dois tipos de mergulho, o snorkel, no qual utilizam-se os óculos e o tubo de mergulho para respirar e o autônomo, com os típicos botijões de oxigênio e utilizado para submergir a grandes profundidades. O mergulho nas piscinas naturais formadas entre os recifes de coral, localizadas a poucos metros da orla e cheia de peixes coloridos, tem grande procura pelos turistas que visitam este litoral do Brasil.

A jangada, típica balsa brasileira, também é uma das atrações procuradas no local. O trajeto dura mais ou menos uma hora e meia e passa por todo o litoral visitando as numerosas piscinas naturais que existem, podendo observar a grande variedade de fauna marinha que habita por toda a zona. É possível também passear pelo litoral por meio de Buggy.

O Parque Manguezal de Porto de Galinhas é uma das zonas verdes mais frequentadas pelos turistas amantes da natureza. São aproximadamente 60 quilômetros de extensa vegetação, acentuadas nas praias do Pontal de Maracaípe e de Camboa, onde os turistas desfrutam das suas belas trilhas e passeios ecológicas por toda a região.

Para quem ama as alturas também encontra atração, uma viagem de ultraleve entre a praia de Cupe e o Pontal de Maracaípe. O trajeto é de 20 minutos, aproximadamente, e vale pena pelas maravilhosas vistas aéreas por onde passa. 

Porto de Galinhas também é o berço mundial das tartarugas-marinhas. Entre setembro e março, as tartarugas depositam seus ovos, pela noite, nas areias situadas entre Pontal de Maracaípe e a Praia de Muro Alto. Cinco das sete espécies do mundo vivem na costa do Brasil. Além disso o projeto Hipocampo de Cavalos do Mar que se dedica ao estudo e conservação destes belos animais, é outra opção onde os turistas podem conhecer estes maravilhosos seres realizando um passeio pelo rio nas típicas jangadas e acompanhados por um guia local que mostrará seu impressionante mundo.


Praias

Suas praias se caracterizam pelas águas tranquilas e cristalinas ideais para o banho e para a prática de todos os tipos de esportes náuticos. A Praia da Gamboa possui piscinas naturais e pântanos com acesso por meio de buggy ou a pé passando pela Praia de Muro Alto. A praia de Muro alto se pelos seu recifes de corais, que formam uma piscina natural de 2,5 quilômetros de longitude. Acesso por buggy pela Praia do Cupe.

A Praia do Cupe é rodeada de coqueiros e com piscinas naturais. Suas ondas são ideais para o surf. Já a Praia de Porto de Galinhas é uma das mais conhecidas e visitadas, famosa pelas suas piscinas naturais que formam-se nas marés baixas entre os recifes de corais, a poucos metros da orla. Caracteriza-se pela sua areia fina e dourada, e por suas águas cristalinas e de agradável temperatura. 

A Praia de Maracaípe é perigosa para o banho por suas fortes ondas se tronando ideal para o surf e o kite-surf. O local é conhecido por ser a sede de uma das provas que pontuam no Circuito Brasileiro de Surf.

A Praia das Cacimbas é rodeada de coqueiros, e sua principal atração é sua formação rochosa com mais de 50 metros de comprimento perto da orla, em cujo interior destaca-se uma impressionante piscina natural e numerosas grutas.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

Veja Também